A tecnologia torna simples a Gestão de Facilities nos bancos e grandes empresas

Neste post, você verá:

Aproveitando a oportunidade, nós temos disponível em nosso blog, uma ebook completo e gratuito com dicas de ouro para fazer bom uso de gerenciamento de facilities. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

A tecnologia torna simples a Gestão de Facilities nos bancos e grandes empresas

Mas, agora, vamos ao conteúdo!

A tecnologia torna simples a Gestão de Facilities nos bancos e grandes empresas

Uma das características comuns de grandes empresas e bancos, é a necessidade de complexos de edifícios para acomodar um amplo número de colaboradores. Esses espaços contam com restaurantes, auditórios, estacionamentos, dispositivos de segurança e acesso, elevadores, amplos sistemas de climatização, além de áreas críticas como data centers ou centrais de servidores, entre outros.

A área de Gestão de Facilities é responsável por toda essa estrutura e pelo gerenciamento desses ativos imobiliários, sua locação ou aquisição, planejamento de mudanças, layout de mobiliário, divisórias e toda a utilização do espaço. Manutenção estrutural, as áreas externas, gerenciamento de obras, projeto arquitetônico, elétrico e hidráulico, também ficam sob os cuidados dessa área. Além disso, telecomunicações, rede de dados, instalação e manutenção de cabeamento, também é com Facilities. Segurança patrimonial, gestão de frotas, serviços postais e descarte de resíduos são outros exemplos das frentes que ficam com Gestão de Facilities.

Considere ainda que, cada instituição bancária conta com diversos prédios de escritórios com grande população, na casa de milhares de usuários. E além desses prédios, há também toda a rede de agências. Imagine um cliente chegando à uma agência para fazer um empréstimo ou aplicação e os serviços estão interrompidos por problemas com o contrato da empresa de segurança, e a agência ficou sem vigia, por exemplo. Isso implicaria ao banco a perda da venda desses produtos.

Garantir um alto nível de disponibilidade e qualidade no uso desses espaços frente a crescente demanda por redução de custos e aumento de produtividade  é um grande desafio para o gestor de facilities, como também:

  • Aumento de produtividade e qualidade, com a especialização e atualização constante dos profissionais envolvidos nos processos;
  • Preservação da imagem das instituições e corporações, ao prevenir danos de infraestrutura, que prejudicam o andamento das atividades fins da empresa;
  • Garantia da continuidade da operação, mesmo em contingência;
  • Redução de problemas administrativos, como contratos vencidos ou problemas com licenças de funcionamento, como bombeiros, por exemplo;
  • Mitigação de danos a integridade física de funcionários e clientes, pela boa preservação predial;
  • Padronização e centralização das demandas da área de facilities, garantindo processos homônimos, que geram produtividade;
  • Histórico das atividades e atendimentos, o que evita o esquecimento das solicitações e processos preventivos;
  • Controle do tempo de atendimento das solicitações, aumentando a satisfação dos clientes internos.

Outro grande desafio, talvez o mais dificultoso para a grande maioria dos gestores, é a necessidade de disponibilidade de uma grande gama de máquinas e equipamentos, como computadores ou sistemas de refrigeração, por exemplo, que exigem um controle muito apurado quanto as manutenções, sejam preventivas ou corretivas. Deste modo, para obter resultados positivos na área de Facilities, assim como também nas outras áreas, se faz necessário o uso de ferramentas que trabalham de forma intensiva na captação de informações para desenvolver métodos de trabalho eficazes de acordo com as necessidades e potencial de cada equipamento: A tecnologia.

Soluções tecnológicas então, como o software de Gestão de Facilities  da NG Informática, transformam o cenário dos grandes centros ou grandes empresas pois atuam diretamente na alta capacidade de gerenciamento dos equipamentos em grande escala, e ao mesmo tempo, proporcionando indicadores gerenciais específicos e planejamentos de manutenções automatizados gerando ótimos resultados na vida útil dos bens, qualidade no desempenho destes equipamentos além de desempenhar grande papel na redução de custos de manutenções e aplicações desnecessárias.

Solicite uma demonstração gratuita

Scroll Up