A gestão de facilities integra e centraliza todos os serviços de apoio à operação de uma empresa. Isso inclui a segurança dos edifícios, limpeza, mensageria, serviços de transporte e fluxo de documentos. Também a manutenção técnica, elétrica, hidráulica e civil, até mesmo paisagismo.
Desde que o primeiro caso de coronavírus foi confirmado no Brasil, em 26 de fevereiro de 2020, as empresas vêm enfrentando alguns obstáculos relacionados à gestão de facilities. Entre eles, o fechamento de prédios comerciais e outros imóveis.
Quer saber mais sobre os impactos da pandemia do coronavírus na gestão de facilities? Então continue com a gente para descobrir o que as empresas estão fazendo para garantir uma gestão estratégica e assim superar os desafios.
Boa leitura!
Coronavírus no mundo
Você lembra quais eram as perspectivas para 2020? Expansão de mercados, valorização da bolsa e crescimento em praticamente todos os setores.
A expectativa era tão grande, que a maioria das pessoas não se preocupou quando a notícia de um novo vírus foi divulgada. Afinal, a doença ainda estava longe, do outro lado do mundo, na região de Hubei, província da China.
Entretanto, a aceleração de contágios assustou a população e pegou todos de surpresa. Muitos líderes tiveram que tomar a decisão difícil de fechar as fronteiras para conter o vírus e empresas tiveram que suspender as atividades por tempo indeterminado.
As escolas e faculdades também precisaram fechar as portas, o comércio parou e as pessoas passaram a viver isoladas, trabalhando em home office.
Em poucos meses, o mundo passou por uma transformação implacável e ninguém estava preparado para enfrentar uma pandemia. Que dirá as empresas que, até então, estão lutando contra os impactos para se readaptar e continuar ativas no mercado?
Impactos da pandemia na gestão de facilities
A gestão de facilities envolve a economia, gestão estratégica e sustentabilidade de uma empresa. Assim sendo, é extremamente importante para garantir o funcionamento, a produtividade e eficiência organizacional.
Entre os principais serviços de apoio à operação da empresa estão o serviço ao cliente, serviço de gestão energética, serviços de engenharia e de operações de edíficio.
Como integra pessoas, propriedades e processos, muitas empresas estão sofrendo para manter a gestão de facilities em dia. Afinal, a pandemia do coronavírus trouxe consigo alguns obstáculos, também, para essa função.
Entre os principais impactos da pandemia na gestão de facilities, temos:
Muitos prédios fecharam e os imóveis estão vazios
Por conta das medidas protetivas, muitas empresas tiveram que interromper as atividades para impedir a propagação do vírus.
Como consequência, os prédios fecharam as portas e os imóveis estão vazios até segunda ordem. Ainda sem previsão para reabertura, empresas que se concentram em grandes centros, como Porto Alegre e São Paulo, estão remando para manter a gestão de facilities atualizada.
Empresas reduziram o expediente
As empresas que não tiveram as atividades suspensas, ou precisaram reduzir a carga horária de trabalho ou limitar o número de funcionários trabalhando em um mesmo ambiente.
Uma vez que a execução dos serviços não é mais a mesma, as empresas podem encontrar dificuldades para gerenciar pessoas, processos e edifícios remotamente.
Shoppings e faculdades permanecem fechados
Assim como as empresas tiveram que interromper as atividades, centros comerciais e instituições de ensino também precisaram suspender suas operações.
Como os shoppings e as faculdades costumam aglomerar um volume grande de pessoas em um mesmo local, muitos deles permanecem fechados ou com acesso restrito a clientes. O que indica que podem ser ainda mais impactados pela pandemia do coronavírus.
Tecnologia para minimizar os impactos da pandemia
Para que as necessidades de uma companhia sejam supridas, o controlador de facilities precisa gerenciar os processos, o edifício e as pessoas de forma coordenada.
Fazer a gestão em tempos de pandemia pode ser desafiador por conta das restrições. No entanto, se fizer uso da tecnologia certa, pode conseguir otimizar o controle e assim minimizar os impactos da pandemia.
Com um software de gestão moderno e robusto, por exemplo, pode assegurar uma gestão estratégica e livre de erros, o que ajuda a melhorar o controle sobre os serviços.
Também manter a conservação predial em dia, evitando preocupações desnecessárias enquanto os imóveis estiverem vazios.
Pode ainda mapear o que precisa ser feito na empresa, controlar quais profissionais serão encarregados pelas tarefas e avaliar o quanto é necessário investir para realizar reparos e manter a sala (ou prédio) em boas condições.
Em outras palavras, pode realizar a gestão de facilities, de modo simples e rápido, sem que os impactos da pandemia afetem a tomada de decisão e o desempenho da empresa.