eSocial: integração entre as áreas é importante para preparar sua empresa

Neste post, você verá:

Aproveitando a oportunidade, nós temos disponível em nosso blog um ebook completo e gratuito sobre os impactos do eSocial no setor de Medicina e Segurança do Trabalho. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

eSocial: integração entre as áreas é importante para preparar sua empresa

Agora, vamos ao conteúdo!

eSocial: integração entre as áreas é importante para preparar sua empresa

Por mais que se tente evitar, não é incomum que as empresas utilizem sistemas de diferentes fornecedores entre as áreas da companhia. Ou ainda que em algumas áreas não se utilizem sistemas de gestão modernos e completos para controle dos processos, mas alternativas manuais como planilhas ou até mesmo o papel. No entanto, mais cedo ou mais tarde, surge a necessidade de troca ou integração das informações entre as áreas, seja para otimizar a gestão dos processos empresariais como um todo ou para acelerar a tomada de decisão.

O projeto eSocial veio evidenciar esse cenário na área de SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), quando as empresas, para atenderem as exigências do projeto, precisam buscar uma forma de promover a integração das informações geradas em Medicina e Segurança do Trabalho e os dados de RH (Recursos Humanos). Isso ocorre porque o envio das informações das duas áreas deve ser realizado em conjunto, em um registro único, e cada órgão, como o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Ministério da Previdência Social (MPS) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por exemplo, irá processar as informações que lhes forem pertinentes.

Você já leu aqui no blog que, para as empresas que já têm a área de SESMT informatizada, utilizando uma solução tecnológica para organizar os processos e atender a legislação, um grande passo já foi dado para atendimento ao eSocialSe na sua empresa esses passos já foram dados, resta garantir que a solução utilizada comunique-se com o RH e permita a junção das informações no arquivo único, conforme exigido pelo eSocial. Nesse caso, o último passo a ser dado é conferir com o fornecedor da solução se ele oferece um mecanismo de integração entre os dados do SESMT e o ERP (sistema de gestão) para a geração do registro das informações exigidas.

Para as empresas que ainda não contam com um software especializado em Medicina e Segurança do Trabalho, existe uma solução na medida para garantir a geração e a integração dos dados exigidos pelo eSocial.

Trata-se de uma versão da solução para a área de SESMT com funcionalidades focadas nas principais necessidades do setor para atender as exigências do eSocial e promover a integração para o envio conjunto das informações. Afinal, sabe-se que, por maior que seja a boa intenção e a vontade de fazer, nem sempre as empresas conseguem investimentos maiores de tempo e dinheiro para a implementação de soluções mais completas.

Sua empresa precisa cumprir a legislação vigente, por isso pode (e deve!) contar com uma solução na medida para atender as necessidades do eSocial, que trata especificamente a Tabela do Ambiente de Trabalho, os eventos de admissão e desligamento do trabalhador, Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), afastamentos temporários, condições ambientais do trabalho, fator de risco, insalubridade, periculosidade e aposentadoria especial.

Contando com um fornecedor especializado na área, sua empresa continua com a garantia de total atendimento às exigências do eSocial, o acompanhamento da legislação, a facilidade de integração e ainda a praticidade e a agilidade no gerenciamento dessas informações.

Você já sabe que quando se trata de legislação, a obrigatoriedade de atendimento e o respeito aos prazos estabelecidos é fundamental. Por isso, avalie a situação da sua empresa para se preparar a tempo, escolher a melhor forma de automatizar seus processos, promover a integração necessária e atender ao eSocial.

Solicite uma demonstração gratuita

Scroll Up