5 dicas essenciais para tornar a sua frota sustentável

Neste post, você verá:

Agora, se você já sabe da importância de uma frota sustentável, e está apenas buscando a solução tecnológica ideal para a sua empresa, nós selecionamos um ebook completo e gratuito sobre os 5 principais cuidados ao adquirir uma solução tecnológica para gestão de frotas. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

5 dicas essenciais para tornar a sua frota sustentável

Mas, se você ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto, vamos ao conteúdo!

5 dicas essenciais para tornar a sua frota sustentável

Ser sustentável – produzir e gerar riqueza, sem comprometer a disponibilidade natural para as futuras gerações – já se tornou uma exigência da sociedade. O mercado automobilístico trabalha para que os veículos sejam mais sustentáveis. Os incentivos para políticas dessa natureza aumentam, e muitas organizações já utilizam como critério decisório na aquisição de frotas ou contratação de fornecedores de transporte, o nível de emissões de gases do efeito estufa, por exemplo.

  • O dióxido de carbono (CO2), responde por 50% do aquecimento global da Terra. A concentração desse gás na atmosfera, aumentou, de 1890 a 2005, de 285 ppm (partes por milhão) para 381 ppm.

Diante desse cenário, ações ecologicamente corretas e viáveis, precisam entrar em pauta também na sua empresa. As dicas a seguir são excelentes para ajudar você a tornar sua frota sustentável.

#1 Concientização dos motoristas

EcoDriving ou Eco-condução, representa um estilo de condução caracterizado por um conjunto de comportamentos durante a condução de um veículo motorizado, que permite minimizar o consumo de energia. Capacite seus motoristas utilizando esse conceito, para a redução do consumo de combustíveis e, consequentemente, a emissão de gases. Conduzir a baixas rotações e com velocidades moderadas, são exemplos de comportamento da eco-condução.

#2 Atenção às novidades na renovação da frota

A sustentabilidade quanto aos novos modelos de caminhões é um dos critérios que sua empresa deve utilizar quando fizer a renovação ou ampliação da frota. Já existem motores capazes de utilizar os combustíveis com baixo teor de enxofre, por exemplo, que reduzem a emissão dos gases geradores do efeito estufa. É importante estar atento as novidades voltadas a sustentabilidade.

#3 Reavaliação constante de fatores mecânicos

Para os veículos já em operação, melhorias mecânicas podem ser aplicadas para aumentar sua eficiência energética, reduzindo o consumo de combustível. A adição de torque é uma delas. Amparada legalmente pela Resolução 291/08 e 292/08 do Contran, essa ação dá mais força ao motor. Ela reduz a quantidade de trocas de marcha durante a travessia de aclives, por exemplo, diminuindo o tempo de viagem, além do desgaste físico do motorista.

#4 Utilização ampla de mecanismos de telemetria

Recursos como equipamentos de rastreamento e localização, ou telemetria,  permitem um controle completo de diversos itens relacionados ao veículo e ao motorista, como tempo de frenagem, velocidade média, velocidade por trecho, distância percorrida, tempo de parada e tempo de condução. A análise precisa de dados como esses, integrados com uma solução de gestão de frotas especializada, permitirá que sua empresa elabore rotas que consomem menos combustível ou identifique qual padrão de direção foi mais econômico em determinado trecho, por exemplo.

#5 Gestão super eficiente da frota

Um excelente solução tecnológica para gestão de frotas aumenta a vantagem competitiva da sua empresa por dispor de recursos para reunir e fornecer análises das informações geradas por seus veículos, como no exemplo citado logo acima. Além disso, torna sua frota muito mais eficiente, porque permite que seu processo de manutenção preventiva seja organizado e efetivamente realizado, de modo a manter sua frota em melhor funcionamento. Frota com manutenção em dia além de mais durabilidade e disponibilidade, tem maior eficiência energética.

A AES Eletropaulo, por exemplo, além de reduzir a emissão de gases poluentes, também alcançou uma economia financeira de 13% com a aplicação desse conceito.

Solicite uma demonstração gratuita

Scroll Up