Controle de EPIs durante a pandemia: o que muda?

Zelar pela saúde dos colaboradores é um dever de toda empresa. Tamanha é a responsabilidade, que toda companhia deve ter um departamento especializado em administrar o controle de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). 

Essa demanda tornou-se ainda mais imprescindível, desde que teve início a pandemia do coronavírus (COVID-19), pois evitar a contaminação interna entre os colaboradores surgiu como uma preocupação a mais. 

Nesse post você irá entender como realizar o controle de EPIs de maneira eficaz, atuando de forma responsável no combate à pandemia e assegurando o bem-estar de todos os colaboradores. 

Um breve panorama recente

Antes de ressaltar os cuidados especiais que precisam de atenção durante a pandemia, é importante apresentar alguns dados divulgados pelo TST – Tribunal Superior do Trabalho, no dia 27 de julho de 2020, Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Quando divulgado o artigo Pandemia reforça importância da saúde e da segurança no trabalho, o TST apresentou também algumas medidas propostas para o Programa Trabalho Seguro, durante o biênio 2020-2022.

O tema de enfoque do período é:“Construção do trabalho seguro e decente em tempos de crise”, estimulado exatamente para divulgar e fomentar os cuidados no combate à pandemia do coronavírus. 

O mês de abril simboliza o período caracterizado como “Abril Verde”, é um momento de reflexão para trazer à tona, os cuidados com a saúde e a segurança do trabalho. 

O material traz algumas informações importantes, que demonstram o cenário nacional (mesmo sem contabilizar os impactos da pandemia). As informações de maior destaque são: 

  • Desde o ano de 2012, o Brasil já teve mais de 5,4 milhões de notificações de acidentes de trabalho em regime CLT. O que corresponde a uma notificação a cada 49 segundos. Mais de 19 mil dos casos resultaram em morte.
  • Durante o mesmo período, foram mais de 423 milhões de dias de ausência no trabalho e aproximadamente R$ 95 bilhões gastos com afastamentos pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Agora some a esse cenário os impactos ocasionados pela pandemia do coronavírus. Quanto tempo de trabalho seria perdido e quanto recurso deveria ser destinado aos colaboradores enfermos que foram infectados? 

Isso demonstra o quanto o cuidado com o controle de EPIs é fundamental para manter a empresa em seu pleno potencial, livre de ameaças à saúde dos colaboradores. 

Confira algumas sugestões práticas para que sua empresa possa lidar com essa situação com eficiência e responsabilidade. 

Aprimorando os cuidados

De acordo com o comunicado oficial Gestão de EPI no COVID-19, emitido pelo Ministério da Saúde do Brasil em parceria com os principais centros hospitalares do País, a gestão dos EPIs na pandemia deve se basear no seguinte pressuposto: 

“O equipamento de Proteção Individual (EPI) deve ser selecionado com base no risco biológico a que o profissional estará exposto durante suas atividades e visa minimizar os riscos de contato com o vírus SARS-CoV-2.”

Portanto, o fator determinante para a ampliação dos cuidados com o uso de EPIs é a exposição à qual o colaborador está sujeito. Para isso é classificado o ambiente de atuação, mais precisamente todo o departamento. 

O documento informa que é de total responsabilidade da empresa se preparar para lidar com a demanda de EPIs no combate à pandemia. Portanto, fica a cargo da empresa orientar quais EPIS devem ser utilizados, como e quando serão utilizados. 

É preciso também conhecer quais EPIs devem ser descartados após a utilização, tais como os gorros, máscaras descartáveis, luvas e aventais. 

Nos ambientes de armazenamento dos EPIs, orienta-se a utilização de álcool em gel a 70% nas mãos para a paramentação e desparamentação dos EPIs. 

Com tantas medidas importantes a serem tomadas, pode parecer um tanto complexo gerenciar toda essa demanda e ainda fiscalizar as boas práticas de utilização. 

Planilhas digitais podem funcionar bem para o usuário que as elaborou, mas isso jamais seria sustentável em longo prazo, para uma análise aprofundada de toda a gestão da empresa.

É aconselhável que se opere com ferramentas que sejam elaboradas exatamente com a finalidade de sanar todo o contexto de gerenciamento de controle de EPIs. Abaixo você irá entender como a tecnologia certa pode te ajudar: 

Contando com a tecnologia

Focada em atender às principais necessidades das empresas, relacionadas às demandas de medicina e segurança do trabalho, a NG Informática desenvolveu o Mdt, o software para Medicina e Segurança do Trabalho.

O software, que foi elaborado tendo como base a adequação das principais NRs (Normas Regulamentadoras), é também integrado ao Plano de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

O Mdt mantém uma base sempre detalhada e atualizada de informações, estando sempre apta para a eventual emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).

Outro ponto importante é que a ferramenta está completamente integrada ao ERP Protheus da TOTVS e também ao eSocial, trazendo mais praticidade para o controle fiscal de sua gestão

Conheça mais algumas das funcionalidades que fazem da ferramenta um grande destaque na administração da saúde e segurança do trabalho: 

Planta Gráfica: Observe os riscos em potencial dentro de cada ambiente; 

Árvore Lógica: Detalhamento dos riscos identificados, assim como os planos de ação para eliminar os riscos de forma preventiva; 

Consulta Gerencial Ocupacional: Controle completo de consultas, exames e diagnósticos dos colaboradores; 

Laudos: Geração de laudos como PPRA, PCMSO, PPP e LTCAT de forma rápida e otimizada; 

Ficha médica: Informações completas sobre o histórico médico de cada um dos colaboradores;

Agenda médica: Controle de consultas médicas dos colaboradores, para fins de checagem da área médica.

Acesse agora mesmo a página oficial do Mdt e garanta um período demonstrativo para observar o funcionamento da ferramenta dentro da realidade da sua empresa! 

Continue acompanhando o blog da NG Informática e fique por dentro de dicas e novidades que irão auxiliar a sua empresa a ter uma rotina de trabalho muito mais segura e produtiva!

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