6 benefícios da mobilidade na manutenção

A gestão da manutenção é importante para garantir o funcionamento das máquinas, equipamentos, instalações e ferramentas. Se a empresa não possui controle sobre os seus ativos, o chão de fábrica corre o risco de sofrer paralisações.

Por ser indispensável para o sucesso do campo fabril, quanto maior for a mobilidade para realizar a gestão, maiores são as chances do gestor otimizar os processos e aumentar a qualidade dos seus produtos.

Está em dúvida se deve ou não investir em um software móvel dentro da fábrica? 

Então veja a seguir quais são os benefícios da mobilidade na manutenção e qual é a solução perfeita para ajudar o seu chão de fábrica a ser mais ágil. 

6 benefícios da mobilidade na manutenção

#1 Visibilidade em tempo real

Quando a empresa decide utilizar um software de manutenção móvel, o gestor da manutenção consegue acompanhar o status da fábrica em tempo real. Isto é, ele não precisa necessariamente estar dentro da fábrica para realizar a gestão. Ele pode acessar todas as informações a qualquer hora e até tomar decisões e direcionar tarefas independentemente de onde estiver.

#2 Tempo de resposta diminuído

Como pode acessar as informações de qualquer lugar, o gestor consegue saber imediatamente quando algo de errado está acontecendo na fábrica. Isso permite que ele consiga responder mais rápido aos problemas e tome decisões o quanto antes para reverter a situação. O que significa que ele pode economizar tempo e dinheiro.

#3 Mais colaboração

Com o software de manutenção móvel, toda a equipe de manutenção pode acessar os arquivos e informações de uma só vez. O software de manutenção móvel mantém todos os funcionários na mesma página, auxiliando para trabalharem de modo mais colaborativo.

#4 Processos mais eficientes

O software de manutenção móvel torna o trabalho dos técnicos  mais eficiente.  A ferramenta pode transmitir detalhes importantes sobre as ordens de serviço, por exemplo, permitindo que os técnicos acessem essas informações em tempo real até mesmo quando executam as atividades. 

Não só isso, eles conseguem também visualizar, modificar e até mesmo finalizar as ordens de serviço de onde estiverem.  Essa mobilidade torna o trabalho deles muito mais prático do que se tivessem de usar um computador cada vez que fossem acessar ou atualizar as informações.

#5 Redução de erros

Como cada membro da equipe de manutenção possui um dispositivo e tem acesso ao software de manutenção móvel enquanto trabalha, eles conseguem adicionar informações suplementares e manter os dados sempre atualizados. 

A agilidade e praticidade em acrescentar os dados ajuda a aumentar a confiabilidade das informações o que, consequentemente, resulta na redução de erros. 

#6 Flexibilidade

O software de manutenção móvel permite que o gestor reorganize o cronograma de trabalho da equipe. Então, se várias tarefas estiverem agendadas para um determinado dia, mas um problema acontecer em um projeto importante, por exemplo, ele não precisa se preocupar em correr para alterar todas as funções. 

Ele pode fazer as modificações no cronograma sempre que necessário, na palma da mão. Essa mobilidade é o que auxilia os funcionários a serem mais ágeis e produtivos.

App MntNG: mobilidade e eficiência na palma da mão

Já pensou ter todos os benefícios da mobilidade na manutenção dentro da sua fábrica? 

Para quem utiliza o ERP Protheus, uma linha de softwares ERP/CRM criada e desenvolvida pela TOTVS, o módulo de manutenção possui um app perfeito para isso: o MntNG.

O aplicativo foi desenvolvido pela NG Informática em parceria com a TOTVS, com o objetivo de facilitar a gestão multiempresa no setor de manutenção e melhorar a gestão das ordens de serviço. Também para realizar predições de manutenção de forma mais eficiente.

É perfeito para as empresas que possuem múltiplas plantas, isto é, unidades da mesma fábrica ou filiais da mesma unidade, e que precisam se manter atentas às necessidades de gestão de forma ampla e, ao mesmo tempo, dividida.

Quando a empresa possui muitas filiais, o planejamento da manutenção e a gestão de ordens de serviço precisam ser realizados como um todo, concorda? Do contrário, as informações são misturadas e isso pode prejudicar o desempenho do setor. 

As informações relacionadas à manutenção de todas as unidades precisam ser controladas em conjunto para evitar qualquer tipo de erro e, como o app MntNG possui uma interface simples e prática, é possível realizar essa gestão integrada. 

Os gestores podem, por exemplo, acompanhar a situação dos equipamentos de cada unidade, de forma hierárquica e organizada, e assim melhorar os resultados no campo fabril. Podem ainda acessar todos os dados, em um único app, e identificar as oportunidades e ameaças com antecedência. 

Também conseguem emitir e alternar ordens de serviço para cada unidade, a qualquer hora e lugar, e manter um registro visual na manutenção dentro do aplicativo. Ou seja, podem fazer a gestão da manutenção de todas as filiais em um único software, na palma da mão. Simples assim!    

Se você ficou curioso para saber mais sobre como esse app funciona, clique aqui e solicite agora mesmo uma demonstração gratuita do MntNG. Veja como a solução pode transformar a sua gestão da manutenção e comece agora mesmo a se destacar no mercado. 

Scroll Up