Manual de Normas e Procedimentos

Seja bem-vindo

Hoje inicia uma nova etapa em sua vida profissional. Estamos contentes por você fazer parte da NG e temos a certeza de que juntos, poderemos crescer ainda mais. Abrimos nossas portas para que você possa mostrar todo o seu potencial e se desenvolver profissionalmente. Não queremos que este seja apenas mais um emprego, mas sim o início de uma carreira de muito sucesso.

Este é o manual do funcionário. Aqui você encontra informações para conhecer melhor a NG, nossos procedimentos e normas. A finalidade é facilitar sua adaptação a este ambiente de trabalho e lhe dar as diretrizes quanto ao funcionamento das atividades do dia a dia.

Leia com atenção e utilize sempre em caso de dúvidas.

Atenciosamente

RH NG

Sobre a NG

Com uma longa trajetória alinhada às demandas e tendências do mercado, a NG fornece soluções inovadoras em softwares de gestão. Uma parceria iniciada em 1996 com a ainda Microsiga, hoje TOTVS, colocou a NG como referência no desenvolvimento de software para manutenção industrial.

A parceria ganhou cada vez mais força, abrindo novos mercados e oportunidades. A partir desse ponto, a NG iniciou um processo de consolidação de suas soluções, expandindo sua atuação também para o segmento de Medicina e Segurança do Trabalho, Gestão Ambiental e posteriormente Gestão de Frotas. Tratam-se de soluções inovadoras e de qualidade reconhecidas por clientes e parceiros. Os frutos desta confiança são soluções de software de alto valor agregado, flexíveis e amigáveis.

Comprometida com seus clientes, a NG tem em seus valores fundamentais a agilidade, qualidade e o relacionamento, que resultam em respostas rápidas e precisas às demandas de softwares e serviços. Como TOTVS Software Partner, a NG compõe o portfólio da maior solução de ERP da América Latina e sexta maior do mundo, garantindo assim aos seus clientes a continuidade do investimento, bem como a transparência e integração nativa às soluções TOTVS.

Sempre que notar a utilização da grafia da empresa de forma incorreta, sinalize e corrija! Clientes e parceiros por vezes se utilizam do termo “NGI” para se referir ao nome anterior NG Informática, mas este termo não está correto.

NOSSA MISSÃO

NOSSA VISÃO

NOSSOS VALORES

Fornecer produtos de software e serviços focados nos negócios de Gestão Ocupacional, Gestão Ambiental, Gestão da Manutenção e Gestão de Frotas.

Ser referência nas habilidades Ocupacional, Ambiental e Manutenção através de recursos tecnológicos e serviços de alto valor agregado.

Alinhamento total ao parceiro tecnológico TOTVS, bem como garantir o bem estar e evolução de seus profissionais, por meio de uma gestão transparente e centralizada.

Nossos Mandamentos

Nossas premissas, se praticadas diariamente, contribuem para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho positivo. Tenha essas premissas como direcionadoras de suas ações e tenha também em mente que um ambiente de trabalho agradável depende de todos nós.

Tenha visão

Entenda o que está fazendo e o porquê. Ter visão dá significado ao trabalho, transforma esforços em resultados significativos, de qualidade, e permite a melhoria contínua.

Tenha espírito de equipe

Não se trata apenas de oferecer ajuda aos colegas, mas de ter uma visão do coletivo. Repasse o que é de interesse coletivo, tenha empatia e seja colaborativo. Lembre-se que juntos somos mais fortes.

Comunicar-se e ser entendido

Mais importante do que saber se comunicar, é identificar se o que está sendo dito é compreendido. Lembre-se, a comunicação só é efetiva se houver compreensão.

Percepção sobre sua atitude é tão importante quanto a atitude

Não basta apenas fazer, é importante fazer de uma forma adequada e polida. Sempre tenha em mente a “forma” do que diz ou faz para que as boas atitudes não sejam interpretadas de maneira incorreta.

Otimismo e paciência são virtudes

A pressão do trabalho nos leva a fazer os problemas maiores do que realmente são – ser otimista significa aprender a enxergar soluções. Seja paciente, saiba esperar as oportunidades e ocasiões certas.

O resultado é importante

O resultado é a obrigação da empresa e de cada um dos seus colaboradores. A sua obtenção deve estar alinhada à filosofia e aos valores da empresa, normas e regras de conduta, de forma íntegra.

Saia da zona de conforto

Não se acomode, busque o diferente, questione. Estar no limiar da zona de conforto é mudar e somente a mudança leva ao crescimento.

Seja independente e tenha bom senso

Lembre-se que o aprendizado se dá pela prática rotineira e no entendimento do novo. Mas tenha sempre em mente os acordos e prazos, com bom senso e discernimento.

Uma pergunta exige uma resposta assertiva

As respostas precisam ser assertivas e seguidas de explicação – sempre quando alguém lhe perguntar algo se mantenha equilibrado, disposto à ajudar e seguro da informação que irá prestar.

Simplicidade e transparência

Ser simples é ser assertivo e pragmático, não simplório. A transparência nas ações é importante para a simplicidade.

Nossa Filosofia de Produto

O desenvolvimento dos produtos e soluções oferecidas pela NG seguem, desde o plano estratégico até as mais simples atividades rotineiras, uma diretriz alinhada à missão, visão e valores da empresa. A inovação tecnológica entra como aliada na busca de soluções cada vez mais aderentes às necessidades dos clientes, nosso principal foco.

Para a NG, ser referência nos ramos de negócio em que atua só é possível com a inovação e temos como fundamento para isso a nossa filosofia de produto:

User friendly

Preocupação com a lógica de utilização e a ergonomia visual das soluções, que visa o desenvolvimento de ambientes mais amigáveis e intuitivos.

Gerencial

Coletar e sintetizar informações, oferecendo ferramentas que sejam capazes de atender as mais variadas necessidades gerenciais das empresas, apoiando de forma prática a tomada de decisão.

Integração SOA

A arquitetura orientada a serviços (SOA) nos permite proporcionar o máximo de flexibilidade em nossas soluções através de integrações com o ERP TOTVS e também ERP's de outras bases tecnológicas.

Integração com automação

Significa proporcionar a interação de nossas soluções com máquinas e recursos produtivos de nossos clientes, auxiliando na redução do tempo de resposta e na tomada de decisão.

e-Learning

Consiste em viabilizar a redução de custos de implantação, melhorando o acesso a conteúdos de treinamento por meio de recursos de educação à distância.

Nosso Negócio

Nosso negócio não consiste apenas no desenvolvimento de soluções para as áreas de manutenção de ativos, gestão de frotas, medicina e segurança do trabalho e gestão ambiental. Além de produtos, a NG oferece qualidade em serviço, contemplando:

CONSULTORIA

FÁBRICA DE SOFTWARE

Uma equipe de profissionais qualificados e preparados para atender as necessidades dos clientes em consultorias de negócio, implantação e também na modalidade continuada.

Tem por missão o desenvolvimento de soluções customizadas para atender as necessidades específicas de cada cliente. Dentre os serviços que a Fábrica de Software presta estão a integrações entre sistemas, gráficos, relatórios e também rotinas adequadas para processos próprios de cada cliente.

Nossos Produtos

Nossos principais produtos atendem as áreas de manutenção de ativos e gestão de frotas, medicina e segurança do trabalho e gestão ambiental, integrados de forma nativa com o ERP Protheus da TOTVS.

O produto proporciona uma administração completa de todo o processo de engenharia de manutenção de equipamentos, contemplando com grande foco a gestão de materiais, permitindo um controle efetivo de todos os insumos necessários para a realização de serviços de manutenção tal como itens de estoque e ferramentas, além de gerir a disponibilidade de mão de obra alocada e terceiros.

Ao tratar de ordens de serviço preventivas, o Manutenção de Ativos permite indicar quais os serviços que devem ser realizados, como a revisão semestral de um gerador, por exemplo. Além disso, as ordens de serviço permitem o controle avançado de tarefas e etapas por meio de um checklist, o que torna a gestão de manutenção mais simples e eficiente.

Manutenção de Ativos mantém uma ampla integração com diversos módulos do Protheus. Com os módulos da área administrativa, o Manutenção de Ativos se integra com Ativo Imobilizado para compartilhar dados de equipamentos, onde contabiliza também apropriações de custos. Na gestão de materiais, o estoque trata da utilização e reserva de produtos e, com o na área de recursos humanos, o sistema dialoga pela análise de disponibilidade e custeio de mão de obra. Além desses, o sistema se integra também com o Gestão Ambiental no que tange o controle de resíduos de manutenção, isso sem mencionar integração com módulos de Compras, PCP, Financeiro, entre outros.

Gestão de Frotas apresenta uma solução completa para o planejamento e controle de frotas. O sistema proporciona um efetivo controle de abastecimentos e gestão de pneus, além do gerenciamento e tratamento de todos os tipos de ordens de serviço para os veículos da frota. O sistema conta também com rotinas específicas para o tratamento de ocorrências de sinistros, multas e controle de documentos.

Como resultado da utilização da solução, o usuário terá ao seu dispor o total gerenciamento das atividades de sua frota, insumos envolvidos, administração da mão de obra e contabilização de todos os custos por meio de ferramentas gerenciais.

Da mesma forma que o produto Manutenção de Ativos, o Gestão de Frotas apresenta todas as integrações com os setores administrativo, recursos humanos e backoffice necessárias para a operação alinhada ao ERP. Em particular, o produto integra ainda com o módulo de Gestão de Transportes (TMS), complementando a gestão dos veículos em operação.

Medicina e Segurança do Trabalho disponibiliza recursos para a gestão de todas as questões relacionadas à saúde e segurança laboral, garantindo que sejam cumpridas todas as determinações legais, de maneira que a integridade física e mental dos funcionários seja preservada. Dessa forma, podem ser gerenciados os exames, bem como exposições aos riscos, equipamentos de proteção e acidentes relacionados à atividade empresarial.

Como os nossos outros produtos, o Medicina e Segurança do Trabalho é integrado nativamente com outros módulos do ERP Protheus da TOTVS. A partir da integração com o RH, é possível controlar afastamentos, transferências, entre outras coisas necessárias para elaboração de documentos legais. Com os módulos Estoque e Treinamento, o Medicina e Segurança do Trabalho realiza o controle de equipamentos de proteção individual e os treinamentos obrigatórios, respectivamente.

Gestão Ambiental disponibiliza um controle efetivo da geração de resíduos das empresas e apoia uma questão muito importante para a sociedade, a preservação do meio ambiente. Além disso, garante a correta aplicação do método PDCA, conforme a aplicação da ISO 14001, visando uma aplicação de melhoria contínua, por meio de políticas, análises, checagens e amostragens.

Para garantir que seja realizada a correta destinação e acondicionamento de todos os resíduos, o Gestão Ambiental possui o recurso de Ficha de Movimentação de Resíduos (FMR) que permite acompanhar toda a transação dos resíduos, desde seu ponto inicial de coleta (dentro da empresa) até o seu destino final, independente se este seria um destino interno (de reciclagem, por exemplo) ou externo, onde, neste caso, é utilizado também o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR).

Como os outros produtos da NG, o Gestão Ambiental é integrado nativamente com diversos módulos do ERP Protheus da TOTVS. Dentre eles, estão o Estoque, Manutenção de Ativos, PCP, Treinamento, Controle de Documentos, entre outros.

Gestão de Facilities permite planejar e operacionalizar processos, alinhando estratégias que proporcionem o aumento da eficiência, da velocidade e o dinamismo do atendimento aos serviços relacionados às instalações prediais.

Suas principais funcionalidades são a abertura de OS, time de executantes, gestão de serviços, e ainda uma pesquisa de satisfação do serviço prestado via e-mail.

Possui integração com o ERP Protheus e os módulos, sendo eles Manutenção de Ativos, Estoque, Compras, Gestão Ambiental, entre outros.

Construção Civil é uma software para otimizar custos com paradas não programadas e aumentar a qualidade e a confiabilidade dos serviços oferecidos.

A solução possibilita uma visão real da manutenção ao facilitar a elaboração de relatórios e análise de indicadores. Ela tem recursos para que o profissional consiga planejar as manutenções e acompanhar as ordens de serviço. O gestor de manutenção pode extrair informações dos relatórios e painéis de indicadores para avaliar os custos da manutenção de equipamentos, mão-de-obra e outros itens que podem influenciar na redução da perda financeira da empresa.

Tem integração com o ERP Protheus e o TOTVS Obras e Projetos que possibilita a adição de funcionalidades muito importantes para a Construção Civil, como: ferramenta de orçamento, planejamento e acompanhamento, revisão do projeto para histórico de comparação, equalização de mão de obra, compras de acordo com histograma, pedido extra com aprovação, geração de fluxo de caixa a incorrer e controle de contratos.

Gestão de Resíduos é a parte integrante da solução Gestão Ambiental, na qual cuida de todo processo de resíduos desde a sua geração até a destinação final. Desta forma, as empresas ganham tempo nas questões operacionais para investir na prática de ações estratégias ambientais e melhorias nos processos.

O sistema conta com funcionalidades para manter o controle de resíduos, como os indicadores FMR (Ficha de Movimentação de Resíduos), MTR (Manifesto de Transporte), a planta gráfica para monitoramento e definição dos pontos de coleta e os indicadores gráficos que servem para acompanhamento e possíveis tomadas de decisões.

Assim como os outros produtos, a solução para Gestão de Resíduos integra com os seguintes módulos do ERP Protheus da TOTVS: PCP (Planejamento e controle de produção), estoque e MNT (Manutenção de Ativos).

Manutenção de Ativos Mobile é um aplicativo integrado ao ERP Protheus da TOTVS e conta com uma interface simples e dinâmica, que permite gerenciar as demandas de ordens de serviço, solicitações de serviço e apontamento de insumos e mão de obra.

Através do aplicativo é possível inserir uma ordem de serviço, editar e apontar informações no modo online e off-line, além da opção de fazer upload de imagens do problema para a análise técnica.

As principais vantagens do app são a mobilidade, agilidade, organização e o aumento da produtividade para as empresas.

Keepfy é um software Cloud para gestão de manutenção de equipamentos. Possui funcionalidades capazes de simplificar a gestão e otimizar processos que até então eram burocráticos no setor de manutenção.

O sistema atende diversos segmentos como a indústria, o varejo, a construção civil, entre outros. Além disso, possui um aplicativo complementar ao software web, na qual você realiza o acompanhamento da carga de trabalho dos colaboradores, apontamento de insumos e mão de obra, abertura de chamados e muito mais.

Quírons é uma solução simples, moderna e eficiente desenvolvida para saúde e segurança do trabalho, 100% online e integrada aos ERPs da TOTVS. Por se tratar de uma ferramenta em nuvem, ela pode ser utilizada em qualquer lugar e hora do dia, inclusive em um dispositivo remoto.

Possui atendimento às principais NRs (Normas Regulamentadoras) e aos eventos do eSocial. Além de contar com funcionalidades para gestão de laudos, agenda médica, prontuário médico, planos de ação, mandatos da CIPA e controle de EPIs, a fim de garantir o bem estar físico e mental dos colaboradores.

Nossos Clientes

Temos uma satisfação imensa em saber que somos bem reconhecidos pelos nossos clientes, nos mais diversos segmentos:

Agro

Construção e Projetos

Distribuição e Logística

Educação

Financial

Varejo

Serviço

Saúde

Manufatura

Hospitalidade

Responsabilidade Social Corporativa

A responsabilidade social se traduz na intenção voluntária de empresas contribuírem para uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo.

Esta visão implica a noção de que uma empresa não tem apenas o objetivo financeiro de interesse dos colaboradores e acionistas, mas também deve contribuir socialmente para o seu meio, refletindo em ações que beneficiam a economia, educação, meio-ambiente, saúde, projetos locais e até mesmo o governo

Código de Conduta

A responsabilidade social se traduz na intenção voluntária de empresas contribuírem para uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo.

Esta visão implica a noção de que uma empresa não tem apenas o objetivo financeiro de interesse dos colaboradores e acionistas, mas também deve contribuir socialmente para o seu meio, refletindo em ações que beneficiam a economia, educação, meio-ambiente, saúde, projetos locais e até mesmo o governo

A NG busca a excelência de seus produtos e serviços não apenas por meio da qualidade, mas também na postura e conduta adotada por todos os seus funcionários.

Este código estabelece os princípios éticos e as normas de conduta que devem orientar as ações e relações interpessoais dos colaboradores e dispõe sobre padrões éticos que devem nortear todas as atividades na NG. Se espera que todos os participantes tenham ciência desse código e de sua aplicação.

Responsabilidade dos colaboradores

É obrigação de todo colaborador conhecer e praticar as disposições deste código de conduta, bem como as políticas adotadas pela empresa. A alegação de desconhecimento dele ou de qualquer política não é uma justificativa para seu não cumprimento.

Conduta dos colaboradores

A NG espera de seus colaboradores, no exercício de suas funções e em convívio com os demais funcionários, o cuidado e a diligência que qualquer pessoa costuma empregar em assuntos pessoais, a observância às leis e aos padrões éticos da sociedade, a cordialidade no trato, confiança, respeito e honestidade, independente de posição hierárquica, cargo ou função.

Não se admite qualquer tipo de assédio, humilhação, constrangimento, ofensa, ameaça ou violência a qualquer funcionário, cliente, parceiro ou fornecedor.

Não se admite qualquer tipo de discriminação. A NG trata seus colaboradores de maneira não discriminatória no que diz respeito a gênero, etnia, religião, idade, deficiências, orientação sexual, nacionalidade, opinião política, afiliação sindical ou social, assim como exige de sua equipe interna a mesma postura. Além disso, a diversidade e inclusão no local de trabalho são incentivadas em todos os níveis. Casos de discriminação devem ser denunciados a área de RH e serão tratados com o superior imediato, RH e a diretoria.

Para que todos possam atuar com harmonia, cordialidade, eficiência e qualidade em suas funções, é necessário seguir algumas atitudes, como:

Todo colaborador deve buscar a excelência profissional exercendo quatro capacidades básicas: perceber, tomar atitude, ser percebido e relacionar-se.

Ambiente de trabalho

A NG tem como regime de contrato a modalidade “Tele Trabalho”, porém para quem tem a necessidade de trabalhar em algum momento presencial, seja por uma obra em sua residência, por falta de convívio social, ou qualquer outro motivo, disponibilizamos de uma sede totalmente equipada para garantir o mesmo conforto da sua casa. Neste momento atual, por questões de prevenção é possível trabalhar da sede, desde que haja o agendamento antecipado, para que possamos garantir segurança e distanciamento entre os ocupantes do espaço.

Desta forma é de responsabilidade de todos os colaboradores que ocuparem o espaço físico da Sede NG a manutenção e zelo para mantermos o ambiente equipado e seguro a todos os colaboradores que poderão utilizar deste, quando interessado.

Todo participante deve ser tratado com igualdade e respeito, visando um ambiente de trabalho harmonioso e de confiança. Não é permitido posse ou consumo de álcool ou drogas ilícitas, assim como o porte de armas (salvo por pessoas expressamente autorizadas).

Cumprimento das leis

A NG cumpre e exige que sejam cumpridas todas as leis e regulamentações governamentais do país em que atua. Não serão admitidas práticas ou atividades ilegais por parte dos colaboradores. Toda ocorrência deve ser levada ao conhecimento da diretoria da empresa.

Relacionamento com clientes

Todo cliente deve ser atendido de maneira atenciosa, respeitosa e amigável. Compromissos assumidos com os clientes devem ser cumpridos integralmente.

Todo participante deve fornecer aos clientes informações claras, precisas e verdadeiras sobre produtos e serviços oferecidos pela NG. O cliente deve obter resposta às suas solicitações, mesmo que negativas, de forma adequada e dentro do prazo esperado.

Todo participante deve manter sigilo a respeito de informações de clientes que vierem a ter acesso, tal como troca de e-mails, documentos, acesso remoto, entre outros.

Relacionamento com concorrentes

Os concorrentes devem ser tratados com respeito da mesma forma que a NG espera ser tratada. A competitividade de nossos produtos e serviços deve se basear na concorrência livre e leal. Não devem ser feitas declarações que possam afetar a imagem dos concorrentes.

É expressamente proibido fornecer a quaisquer terceiros, incluindo concorrentes, quaisquer informações pertinentes à NG que possam, de alguma forma, prejudicar seus negócios. É vedado qualquer colaborador manter entendimentos com concorrentes visando fixação de preços e condições de vendas, adotar ou influenciar uma conduta comercial uniforme ou divisão de mercados.

Divulgação e utilização de informação

A divulgação de informação da NG a qualquer meio externo, deve ser precedida de autorização formal da diretoria.

O colaborador é responsável pela segurança e integridade das informações da empresa armazenadas em seus equipamentos, ou em servidores de terceiros, devendo regularmente efetuar cópias de segurança de seus dados e controlar o acesso de terceiros aos seus equipamentos. As senhas devem ser mantidas em locais seguros, são pessoais e intransferíveis e não podem ser compartilhadas.

Toda a tecnologia, metodologia e qualquer informação produzida pelo colaborador no âmbito do exercício de suas funções, são de propriedades da empresa, sendo proibida a utilização para fins particulares ou repasse a terceiros.

O colaborador não deverá, durante ou após a vigência de seu contrato de trabalho, transmitir, revelar ou utilizar, qualquer informação, equipamento, documentação ou dados arquivados para terceiros ou para uso pessoal, sem autorização escrita da diretoria ou de seus representantes legais. Lembramos aqui que e-mails, computadores e arquivos em máquinas da empresa são direitos da empresa e a mesma se reserva ao direito legal de verificar e acessar informações quando julgar necessário.

Conflitos de interesse

As decisões nos negócios deverão ser tomadas resguardando os interesses da empresa. Os interesses particulares jamais devem entrar em conflito com os interesses da empresa, e nenhum colaborador pode realizar atividades paralelas à sua atividade profissional, independentemente do regime de contratação na modalidade “tele trabalho”.

Os colaboradores devem zelar para que suas ações e decisões não entrem em conflito com os interesses organizacionais, nem causem dano à imagem e reputação da empresa. Os interesses pessoais não devem, em hipótese alguma, interferir nas ações e decisões no desempenho de suas funções. O colaborador que tomar conhecimento de qualquer conflito de interesse deve imediatamente comunicar a situação à área de recursos humanos.

Utilização e preservação do patrimônio da NG

É obrigação de todo colaborador zelar pelas ferramentas, assim como a correta utilização dos bens ativos da empresa, que compreendem máquinas, equipamentos, móveis, valores e outros. Em trabalhos presenciais na sede da empresa também fica obrigado a zelar pelo espaço de trabalho. Não é permitida a obtenção de ganhos pessoais de bens da empresa.

Utilização dos recursos tecnológicos e de comunicação

Não é permitido alterar o hardware ou proceder a qualquer mudança física em qualquer computador sem a prévia autorização do departamento de infraestrutura. Os funcionários somente estão autorizados a utilizar os recursos tecnológicos e de comunicação de propriedade da NG, inclusive informações criadas, armazenadas e transmitidas por meio desses recursos, para exercício de sua atividade profissional.

Violações

O colaborador que violar as diretrizes deste código ou permitir que qualquer outro colaborador o faça, está sujeito às sanções disciplinares cabíveis, inclusive a de demissão por justa causa, sem prejuízo de eventuais sansões de natureza administrativa cível ou criminal.

O funcionário que tomar conhecimento de qualquer violação a este código deve levar tal fato ao conhecimento do líder de sua área, a diretoria ou RH, sendo que terá sua identidade resguardada.

A NG segue a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) para tomadas de decisões diárias e principalmente em casos extremos. Deste modo, fica lavrado que em caso de má conduta no ambiente de trabalho, em eventos ou encontros promovidos pela empresa, a mesma se reserva ao direito de utilizar as sanções presentes na CLT(art. 482), sem qualquer empecilho.

Todo funcionário tem o dever de denunciar qualquer tentativa de acesso não-autorizado ou qualquer outro uso indevido de computadores ou rede da empresa, se comunicando diretamente com o Departamento de Infraestrutura da empresa, além de notificar seu superior.

Dúvidas

Em caso de dúvidas quanto a aplicação deste Código, consulte o setor de RH da empresa para os esclarecimentos necessários.

Disposições gerais

Este código vigora por prazo indeterminado e seu conteúdo deve ser levado a todos os funcionários que devem ler e compreender as informações aqui presentes. É importante ao colaborador manter-se atualizado a respeito de todas as políticas internas da empresa.

Política de privacidade e Proteção de dados

Na NG levamos a sério a privacidade e a proteção de dados de clientes, usuários, parceiros e colaboradores, prezando pela transparência em nossas operações para que possamos entregar serviços de qualidade e confiança. Estamos comprometidos em garantir que todas as informações pessoais coletadas e processadas por nós sejam tratadas com o mais alto nível de cuidado, confidencialidade e segurança.

Acesse o documento na integra clicando no link e tenha informações oficiais e atualizadas sobre as  diretrizes e recomendações contempladas neste programa e nas políticas de privacidade e de proteção de dados.

Pagamento

Fique por dentro das informações referente à folha de pagamento:

Saldo de salário

O salário é depositado sempre até o quinto dia útil do mês.

Adiantamento salarial

A NG concederá, mediante prévia e expressa solicitação do colaborador, adiantamento salarial de 40% (quarenta por cento) com base no salário vigente, no dia 20 de cada mês. Em casos em qual o dia 20 cair em finais de semana, o pagamento é antecipado para o dia útil que antecede a data.

13º salário

O pagamento das parcelas do 13º salário ocorrem nos dias 30/11 e 20/12, salvo se houver algumas alteração na Convenção Coletiva de Trabalho. Qualquer alteração nas datas será notificada via comunicado interno pelo RH.

Adiantamento para despesas e viagens

Ocorre no caso de viagens ou despesas programadas. O pagamento é feito na segunda-feira anterior ao evento, desde que seja notificado com um período maior de antecedência e preenchimento da requisição de solicitação de adiantamento (consultar financeiro).

Vale Refeição / Alimentação

Trabalhamos com a operadora CAJU. O colaborador pode optar pela modalidade que desejar. O benefício é concedido a todos os participantes, salvo sob diferente orientação, sem desconto em folha de pagamento e para fins de cálculo em dias úteis trabalhados. O cartão é bandeirado Visa e funciona como cartão de crédito, podendo ser utilizado em estabelecimentos comerciais que aceita a modalidade cartão de crédito. O uso do cartão é exclusivo para compras em restaurantes, padarias, supermercados e mercados de bairro.

O Benefício é recarregado sempre até o último dia útil do mês.

O saldo do cartão pode ser consultados através via app disponível no Play Store e Apple Store. Para habilitar o uso do cartão também é necessário baixar o aplicativo.

Para consulta de valor dia útil, o colaborador deverá consultar o setor de RH, assim como para demais dúvidas.

Auxílio Home Office

Como forma de recurso financeiro para pagamento de luz e gastos com internet devido a modalidade de “Tele Trabalho” a NG disponibiliza de um valor mensal, pago em folha de pagamento, até o 5ª dia útil.

Para consulta do valor vigente, entrar em contato com o setor de RH.

Auxilio Aquisição de Equipamentos Ergonômicos

Para assegurar ao colaborador o exercício de suas atividades dentro das normas de Ergonomia, Saúde e Segurança do Trabalho, a NG disponibiliza pagamento único em folha de pagamento o auxílio financeiro para aquisição de equipamentos como: Apoio de pé, suporte de Notebook, Mouse Pad com apoio, cadeira, luminária e mesa. Além do valor a NG disponibiliza também orientação para compra dos equipamentos seguindo as normas da NR-17, inclusive com sugestões de marcas e modelos.

Para consulta do valor vigente, entrar em contato com o setor de RH.

Ginástica Laboral

A fim de melhorar a saúde e qualidade de vida dos colaboradores a NG possui parceria com profissionais capacitados e habilitados, disponibilizando semanalmente, aulas de ginástica laboral com exercícios através de vídeos.

Para ter acesso, basta clicar no link que será sempre enviado atualizado no seu e-mail corporativo.

Campanha "Quem indica amigo é"

O colaborador poderá participar da campanha “Quem indica amigo é”, enviando o currículo do candidato indicado para [email protected], sendo necessário informar o nome da vaga de interesse.

Se o candidato indicado for aprovado no processo seletivo, sendo admitido e após seis meses de empresa passar na avaliação, o funcionário que indicou recebe um bônus de indicação premiada de R$ 500,00, este disponibilizado através do cartão de benefícios CAJU. Lembrando que a utilização do saldo de premiação poderá ser feita em qualquer lugar do mundo que aceite cartões Visa, na modalidade crédito à vista.

Casa na praia

Localizada na praia de Balneário Piçarras, em Santa Catarina, a casa está disponível aos funcionários que desejam relaxar, apreciar a natureza e se entreter com amigos e/ou familiares.

Este benefício é oferecida pelo PRESIDENTE da empresa, Fernando Henrique Alves Melim, e está disponível durante o ano todo para todos os colaboradores com mais de três meses de empresa. Para consultar as regras de agendamento deve-se consultar o RH.

Para melhor conforto dos ocupantes a casa disponibiliza de todos os itens necessários, bem como internet WiFi.

Previous slide
Next slide

Assistência Médica

Permite o uso de convênio com médicos e hospitais para consultas, exames e cirurgias. O benefício é oferecido para todos os colaboradores, salvo sob diferente orientação.

Como dependente, pode ser incluído o cônjuge, companheiro (a) formalizado legalmente e filhos solteiros (menores de 24 anos de idade ou inválidos). No caso de qualquer alteração dos dependentes, seja por nascimento, casamento ou qualquer outro motivo, é necessário informar ao RH no prazo de 20 dias após o evento, para a utilização do plano e continuidade da cobertura, sem carência. Infomações após este prazo estão sujeitos a carência de acordo com regras da ANS. (após seguir com o texto acima).

Lembrando que ao incluir um dependente ao plano, o valor da mensalidade é descontado em folha de pagamento, de acordo com o valor por faixa etária vigente.

O plano é da Bradesco Saúde, oferecido opcionalmente para todos os colaboradores, e sendo custeado integralmente pela empresa. Isso significa que para o benefício de assistência médica não há descontos em folha de pagamento. A NG estende o benefício e também cobre os custos com as consultas, exames, internações clínicas e cirúrgicas, entre outros, garantindo assim mais tranquilidade ao colaborador.

Assistência Odontológica

Permite o uso de convênio com dentistas para consultas e tratamentos. O benefício é concedido para todos os colaboradores, salvo sob diferente orientação. A inclusão do colaborador no benefício é realizada na data de admissão e a mensalidade é 100% custeada pela empresa.

Este benefício poderá ser estendido ao(s) dependentes, como: cônjuge, companheiro (a) formalizado legalmente e filhos solteiros (menores de 24 anos de idade ou inválidos), desde que manifestado e formalizado o interesse pelo colaborador (titular).

No caso de qualquer alteração dos dependentes, seja por nascimento, casamento ou qualquer outro motivo, é necessário informar ao RH o mais breve possível, para utilização do plano e continuidade de cobertura.

Assim como o plano de saúde, a mensalidade do plano odontológico para dependentes é descontada em folha de pagamento.

Informações sobre carências e coberturas devem ser solicitadas junto à própria Uniodonto, ou por meio do RH.

Auxílio Medicamento

Consiste no reembolso de despesas efetuadas com a aquisição de medicamentos mediante a apresentação de receitas médicas e da nota fiscal da farmácia. A apresentação de receita e nota fiscal deve ser até o dia 19 de cada mês, para o e-mail: [email protected]. Caso o envio seja realizado após o dia 19, o reembolso ficará para o próximo fechamento de folha do mês, não sendo considerando no fechamento da folha do mês vigente. O benefício varia caso o colaborador CLT seja associado ao sindicato.

Os valores conforme convenção coletiva vigente são por funcionário, mensal e não acumulativo, sendo facultada à empresa a extensão do ressarcimento de percentuais maiores. Se for constatado pela empresa que os medicamentos adquiridos não são para uso próprio do colaborador, o mesmo perde o direito ao benefício, além de estar sujeito a sanções disciplinares.

Para maiores informações sobre valores e %, o colaborador deverá acessar a convenção coletiva vigente através do site do SINDP: https://sindpd.com.br.

Day Off

Qual a melhor forma de passar o dia do seu aniversário? Você é quem escolhe!

Colaborador, você merece e a NG vai te dar esse presente! Uma FOLGA referente ao dia do seu aniversário.

A folga será concedida no dia do seu aniversário ou em outro dia escolhido por você. A folga deverá ocorrer dentro do mês do aniversário e após esse período perde-se o benefício. Para que possamos realizar os ajustes necessários para a concessão da folga, você deverá acordar com seu gestor imediato, para que ele possa informar ao RH até 48 horas (dois dias) de antecedência a folga, para as devidas tratativas.

Se o dia do seu aniversário cair em um fim de semana (sábado ou domingo) ou feriado, você poderá antecipar ou postergar a folga, não esquecendo que ela terá validade apenas dentro do mês do seu aniversário.

Seguro de Vida

Através da seguradora Liberty Seguros, a NG Informática concede a todos os seus colaboradores o seguro de vida em grupo. Não há custos ao colaborador e a inclusão no seguro se dá no momento da admissão.

O titular é o colaborador e os dependentes podem ser o cônjuge e filhos. A cobertura ocorre na forma de um pagamento aos beneficiários, por qualquer que seja a causa de falecimento do segurado, garantia adicional de invalidez permanente total ou parcial por acidente e/ou doença e assistência funeral.

Na hipótese de ocorrência de falecimento do segurado, a central da operadora, através do (0800-701-4120) deverá ser imediatamente contatada, em chamada gratuita, e deverão ser fornecidas todas as informações necessárias ao atendimento.

É importante que o colaborador deixe a família ciente sobra a assistência funeral, pois caso seja contrato o serviço pela família sem acionar a seguradora, não será reembolsado o valor.

Para consultar valor de apólice vigente, entrar em contato com o setor de RH.

Auxílio Educação

A NG propicia para colaboradores com mais de seis meses de contrato o incentivo ao desenvolvimento contínuo por meio da concessão do subsídio à formação acadêmica. O benefício é válido para todos os colaboradores (exceto estagiários) e prevê o reembolso de 50% do valor da mensalidade, limitado a R$ 500,00. Estão contemplados cursos técnicos, tecnólogos, curso superior e pós-graduação, mediante a aprovação e dentro da área de atuação do colaborador.

Para obtenção do benefício, o colaborador deve preencher a ficha de requisição e entregar já assinada pelo gestor da área para o setor de RH. Se aprovado pelo gestor, o RH entregará o termo de compromisso de auxilio educação para provisionamento do auxílio. Para mais informações a respeito dos critérios e regras deste benefício entre em contato com o RH da empresa.

Procedimento

Até o dia 15 de cada mês o colaborador deve entregar o boleto pago diretamente ao setor administrativo/financeiro da empresa. O reembolso é sempre retroativo e referente ao mês anterior, ocorrendo até o dia 10 de cada mês, em folha de pagamento.

Semestralmente, o RH solicita ao colaborador o boletim para conferência e notas e faltas conforme consta no termo de compromisso do auxílio educação.

Auxílio Celular/Notebook

A NG disponibiliza aparelhos de telefonia celular, em regime de comodato, para suprir a necessidade de comunicação imediata. O titular com direito a esse benefício é qualquer colaborador, desde que identificada a necessidade pelo cargo e política da empresa.

A empresa também disponibiliza aparelhos celulares por área, que podem ser utilizados para contato com equipe alocada externamente, visando tarifas mais adequadas de telefonia. Tais aparelhos podem ser utilizados em viagens, desde que alinhado com a liderança da área previamente.

A empresa disponibiliza também notebook, em regime de comodato, devido à natureza de suas responsabilidades e/ou atribuições com necessidade do equipamento para exercício de suas atividades. O modelo é definido conforme o cargo exercido pelo participante, dependendo da política da empresa.

Convênios

InFlux

Para os colaboradores da NG Informática, será oferecido descontos nos cursos de inglês e espanhol, basta apresentar o crachá da empresa ou carteira de trabalho em qualquer secretaria da InFlux em âmbito Nacional.

OBS: O desconto também é válido para dependentes e cooperados.

Informações de valores de desconto, verificar com o setor de RH ou diretamente com a Instituição parceira.

Target Idiomas

Informações de valores de desconto, verificar com o setor de RH ou diretamente com a Instituição parceira.

Rockfeller Language Center

Para os colaboradores da NG, será oferecido descontos nos cursos de inglês e espanhol, basta apresentar o crachá da empresa.

OBS: O desconto também é válido para dependentes.

Informações de valores de desconto, verificar com o setor de RH ou diretamente com a Instituição parceira

Clube Empresa Garten Shopping de Joinville

A nossa empresa faz parte do Clube empresa Shopping Garten e para quem faz parte do nosso time, tem direito à descontos em lojas da praça de alimentação, cafés e serviços de segunda à sexta-feira, mediante apresentação do crachá de identificação.

Além disso, com o Clube o serviços de estacionamento é gratuito de segunda à sexta-feira das 10h às 14h.

Garten Shopping Joinville

Avenida Rolf Wiest, 333 – Bom Retiro – Joinville-SC
CEP 89223-005
Fone: (47) 3043-9481
e-mail: [email protected]

Clamed Farmácias

Com este benefício, você poderá fazer suas compras em qualquer farmácia da rede Drogaria Catarinense ou Farmácia Popular, e o valor será descontado na folha de pagamento.

No ato da compra é necessário apresentar crachá de identificação e informar o nome da empresa e a forma de pagamento “convênio”.

Na primeira compra você cadastrará uma senha de liberação, que será utilizada em todas as compras.

Para consulta de limite, consulte o setor de RH da NG.

Solicitação de férias

A solicitação de férias deve ser feita em alinhamento com o gestor da área, que realizará os procedimentos junto ao RH.

Fará jus as férias todo o colaborador após 12 meses de contrato CLT, podendo fracionar em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a quatorze dias corridos e o restante devem ter pelo menos cinco dias corridos cada.

As férias deverão iniciar preferencialmente nas segundas-feiras desde que este não seja véspera de feriado.

É facultado ao empregado converter 1/3 (um terço) do período de férias em que tiver direito em abono pecuniário, sendo permitido no máximo 10 dias de abono. É direito seu como colaborador a escolha de vender ou não parte das férias, porém esta deve ser solicitada com tempo hábil para pagamento.

Convenção Coletiva de Trabalho

Convenção Coletiva de Trabalho é um acordo normativo entre dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais. Ela estipula condições de trabalho aplicáveis às relações individuais de trabalho, como jornada de trabalho reduzida ou piso salarial. A CCT é negociada entre sindicatos patronais e dos trabalhadores e ela tem o poder de alterar regras na relação entre empregadores e colaboradores.

São abrangidos pela CCT apenas colaboradores Efetivos CLT’s.

O Sindicato da Categoria da NG é o SINDPD e a data base da CCT é 01 de outubro.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos, deverá ser verificado diretamente com o sindicato, através do contato informado no site: https://sindpd.com.br/novo/.

Para visualizar o documento da Convenção Coletiva 2023/2024 na integra, clique aqui.

Ponto Eletrônico

Seguindo a legislação vigente conforme o Ministério do Trabalho e Emprego, a empresa possui registro de ponto eletrônico. A responsabilidade do registro é do colaborador e a falta de marcação implica no desconto em folha.

Atualmente, na NG, o registro de ponto é realizado através do MeuRH, que poderá ser acessado através do link: meurh.ngi.com.br, utilizando login e senha. Para consulta de login e senha verificar com o RH.

Também disponível para Android ou IOS. Clique no seu sistema operacional abaixo e faça o download do app do MeuRH:,

Jornada de Trabalho

A jornada de trabalho é o tempo em que o empregado celetista fica à disposição da empresa para desempenhar suas devidas funções.

Entrada:

Saída para almoço:

Retorno do almoço:

Encerramento do expediente:

Com a flexibilização de entradas e saídas acima, o colaborador, no entanto, deve continuar cumprindo 08h30min de jornada de trabalho diária, que fiquem dentro dos limites de horários estipulados acima. O não cumprimento da jornada de trabalho diária dentro dos limites estabelecidos implica no desconto em folha. Se caso o funcionário cumprir as 08h30min dentro dos limites, porém, não respeitar os limites de entrada e saída, isso implicará em descontos em folha também, exceto se for horas justificadas.

O cumprimento de mais de 08h30min dentro dos limites estabelecidos, devem ser autorizados pelo superior imediato para entrar em banco de horas, assim como fora dos limites estabelecidos.

O procedimento deve ser realizado por todos os colaboradores, exceto estagiários, salvo sob diferente orientação. Em caso de atraso ou de ausências justificadas, o ponto deve ser registrado no horário de entrada ou saída – o abono de horas, entretanto, segue regras distintas dependendo do motivo da ausência.

Com a flexibilização de entradas e saídas, o colaborador deve obrigatoriamente fazer 1h de almoço no mínimo, podendo ser até 02h. Quando for feito 02h de almoço deve ser observado conforme entradas e saídas, se o colaborador cumprirá as 08h30min.

Hora extra e Banco de horas

A realização de horas positivas\compensação de horas deve ser autorizada previamente pelo superior imediato. Não é permitido realizar mais que 1h30min por dia de hora extra. O saldo de horas positivas/negativas (banco de horas) é tratado conforme Convenção Coletiva/CLT vigente. As horas negativas justificadas entram no banco de horas, as demais não justificadas é descontado em folha de pagamento.

O fechamento de banco de horas é anual e ocorre todo ano após 19/04, neste ato todas as horas positivas se houver serão pagas a 60% e horas negativas serão descontadas da folha de pagamento. Assim, iniciando um novo saldo de banco de horas zerado de 20/04 em diante. As horas diferentes de 60% são pagas mensalmente, computadas no fechamento da folha: Ex: mais de 4 horas trabalhadas no sábado, horas trabalhadas em feriado e domingo, e adicional noturno.

Quando houver feriado no sábado, e o colaborador trabalhar na sexta-feira mais de 6 horas, as horas excedentes a 6 horas serão imputadas no banco de horas. Ao contrário se houver feriado durante a semana devido a compensação de sábado não trabalhado durante a semana, a empresa se assim quiser poderá descontar 00:30 do banco de horas.

A liberação do colaborador na sexta-feira que antecede o feriado no sábado, após 06:00 trabalhadas ficará a critério da empresa, visto que ela pode colocar o saldo em banco de horas (sem necessidade de liberar o colaborador). Se a empresa liberar a saída depois de 6 horas trabalhadas, as horas restantes para completar 08:30 não será descontado em banco e nem folha de pagamento.

Faltas e ausências no trabalho

Se houver atraso ou falta emergencial, a situação deverá ser comunicada ao gestor responsável e ao RH o mais breve possível. Desta forma, o período de ausência é descontado do banco de horas e pode ser compensado posteriormente, sem desconto em folha. Não sendo notificado, o período é descontado em folha.

Para formalizar a justificativa é necessário cadastrar a solicitação através do MeuRH e que posteriormente deverá ser aprovado pelo gestor imediato.

Clique no seu sistema operacional abaixo e faça o download do app do MeuRH:

Concessão de Licenças

A NG oferece dois tipos de licenças:

Licenças Legais

São faltas justificadas por motivos legais e não acarretam desconto ao colaborador. As licenças que se enquadram como tal são: paternidade, maternidade, convocação para apresentação em juízo, convocação para realizar serviço eleitoral, casamento civil, prova de vestibular em horário de trabalho para graduação e em situações de óbito/luto. Para proceder com sua licença, informe ao seu líder/gestor sobre o motivo e encaminhe uma cópia das respectivas certidões que comprovam a licença.

Licença não remunerada

É uma licença concedida para casos específicos, como funcionários que tenham interesse em estudar fora do país por um determinado período. Para tal, é importante se planejar e fazer o alinhamento com o gestor da área.

Para consultar as licenças legais o colaborador poderá estar verificando além da CLT a Convenção coletiva de trabalho da categoria vigente. Para dúvidas o RH também poderá ser consultado.

Atestado Médico

Atestado

Documento assinado por um profissional de saúde atestando o atendimento e solicitando o afastamento, quando necessário. Além da assinatura é necessário o nome e o carimbo do respectivo conselho do profissional de saúde. O CID deve ser apresentado, pois faz referência ao diagnóstico.

De acordo com a Lei nº 605/49, a ausência ao trabalho por motivo de doença deve ser comprovada mediante atestado médico, caso contrário a falta será tida como injustificada e acarretará a perda da remuneração do dia. A falta injustificada ao serviço também enseja a perda da remuneração do repouso semanal, conforme art. 6º, parágrafo 2º, da Lei 605/49.

Atestado de acompanhamento

Conforme a CCT é de direito do colaborador a licença remunerada aos colaboradores para o acompanhamento de cônjuge ou companheiro(a), ascendentes e descendentes de primeiro grau e dependentes previdenciários que com eles residam, nos casos de internação por doença e/ou cirurgia, recuperação domiciliar e/ou situações emergenciais. A licença remunerada de até cinco dias úteis, mediante apresentação de atestado médico que demonstre real necessidade do acompanhamento. A licença remunerada somente será concedida uma vez a cada 12(doze) meses.

Licença Maternidade

A colaboradora deve encaminhar a licença maternidade (120 dias) emitida pelo médico para formalizar o afastamento e agendamento do exame de retorno ao trabalho. No verso da licença, deve ser informado os dados da colaboradora.

No retorno da licença maternidade, a colaboradora deve realizar o exame de retorno ao trabalho, sob orientação do RH.

A prorrogação de 15 dias de licença maternidade só será concedida mediante a apresentação de laudo detalhado do pediatra ou obstetra em caso de complicações médicas para o bebê ou mãe. O laudo deve ser entregue até 15 dias antes do seu início e deve ocorrer imediatamente após a licença médica.

A Colaboradora pode solicitar ainda o gozo as férias, desde que essa inicia-se após dois dias de retorno da licença maternidade. Para concessão das férias após este período se faz necessário verificar todas as regras conforme Reforma trabalhista, CCT e CLT. Para tal solicitação precisa da solicitação do gestor imediato e entrar em contato com o RH até 30 dias antes do término da licença.

Auxílio Doença

Benefício concedido pela Previdência Social para os funcionários em licença médica por doença ou acidente de trabalho por mais de 15 dias consecutivos. O INSS solicita o requerimento assinado com carimbo da empresa, portanto avise o RH da empresa com antecedência e se informe!

Comunicação acidente de trabalho e/ou trajeto

Em casos de acidente de trabalho e/ou de trajeto é necessário que o colaborador comunique seu gestor imediato e/ou o setor de RH o mais rápido possível, para que seja providenciado a CAT (comunicação de acidente de trabalho). O prazo para empresa informar ao governo é de 24 horas úteis, por isso é imprescindível a comunicação por parte do empregado à empresa. Além da comunicação é necessário encaminhar para o e-mail [email protected] o atestado médico emitido devido ao acidente.

Acidente de trabalho

Um acidente de trabalho ocorre quando um colaborador sofre algum tipo de lesão, temporária ou permanente, durante seu trabalho ou em decorrência dele.

Acidente de trajeto

Ocorre quando um funcionário da empresa sofre um acidente no percurso da residência para o local de trabalho, ou do local de trabalho para a residência.

Crachá

É entregue pelo RH no mês de admissão e deve ser utilizado em visita aos clientes e parceiros.

Algumas dicas para cuidar bem do seu crachá:

Entendendo Sobre Carreira

A sua vida e sua carreira devem ser únicas e originais. Cada profissional deve ter propriedade sobre a gestão de sua carreira e traçar seu caminho alinhado com o conhecimento sobre seus pontos fortes, pontos a desenvolver e áreas de maior interesse. Essa simples atitude torna o profissional mais capacitado a discutir sua carreira com seus líderes e explorar melhor novas oportunidades. Para isso, é necessário conhecer as possibilidades de carreira da empresa e ter sempre em mente que a carreira exige investimento em tempo e conhecimento.

A carreira oferece duas oportunidades de crescimento: vertical e horizontal. O movimento vertical traz crescimento comportamental e técnico que preparam o funcionário para um nível superior. Essa trajetória deve ser guiada pela autodeterminação e não por sorte ou azar – a sorte só aparece para quem se preparou. Para que essa movimentação ocorra é necessário desenvolver e apresentar as competências requeridas nos níveis superiores. Também não existem modelos prontos para seguir e conquistar novos níveis pois os perfis necessários para o sucesso organizacional estão sempre em mudança. Cada um deve ser o dono de sua própria carreira direcionando-a dentro das possibilidades do momento e das oportunidades de trabalho.

Atualmente os negócios evoluem e se modificam numa velocidade muito maior que há alguns anos atrás, por isso não é possível determinar o ritmo de crescimento profissional. Fatores econômicos, o surgimento de negócios concorrentes e a oferta de profissionais qualificados podem retardar ou acelerar sua progressão profissional. Observe o mercado e fique antenado nas ondas de mudanças.

Perfis Organizacionais

Os perfis organizacionais representam as atividades e funções distintas que existem dentro da empresa e traduzem-se nas carreiras que o colaborador pode seguir. A NG apresenta os seguintes perfis organizacionais:

Administrativo

São os profissionais que se dedicam a apoiar nas áreas de negócio da empresa através da normatização e excelência em serviços. Envolve áreas como Administrativo, Infraestrutura, etc.

Prestação de serviços

São os profissionais dedicados ao apoio eficaz na elaboração de propostas comerciais e na entrega aos clientes das nossas soluções. Entra nesse perfil os profissionais da área de Serviço e Fábrica, por exemplo.

Comercial

São os profissionais diretamente ligados ao cliente externo e às atividades de negócio, venda de produtos e serviços, apresentações e demonstrações, na busca de um relacionamento efetivo e perene.

Desenvolvimento

São os profissionais dedicados ao desenvolvimento, documentação e testes dos produtos de software que compõem a nossas ofertas.

Níveis de Carreira

Conforme o colaborador se desenvolve e realiza suas entregas dentro da empresa, ele adquire novas competências que o tornam apto a realizar tarefas de maior complexidade. Níveis de carreira são etapas em que o participante amadurece profissionalmente e aumenta, gradualmente, seus conhecimentos e também sua experiência e bagagem profissional.

Cada nível de carreira exige um conhecimento técnico e/ou gerencial com responsabilidades, autonomia, complexidades e desafios. Esses níveis recebem nomenclaturas que explicitam a crescente aquisição de conhecimento e experiências. Os diferentes níveis de carreira refletem o nível de complexidade da posição, sendo agrupados em:

Estratégico

Tático

Execução

Gerente Executivo

Diretor Executivo

Vice-Presidente

Presidente

Especialista

Consultor

Coordenador

Estagiário

Assistente

Técnico

Analista

Líder

Carreira em Y

A carreira em Y permite que o profissional se especialize tecnicamente, ou seja, torne-se um especialista na área em que trabalha, sem assumir responsabilidades de gestão de equipes, mas com os mesmos patamares de remuneração.

Essa estrutura de carreira tem como premissa a possível mobilidade e ascensão do profissional por dois caminhos: pelo exercício de funções gerenciais ou pela ocupação de funções técnicas consideradas de alto valor agregado para a empresa. Assim, é possível a criação de uma estrutura de carreira mais flexível, na qual o profissional pode de se desenvolver em uma dessas duas linhas: gerencial ou técnico/especialista.

Com a carreira em Y o profissional cresce verticalmente, mudando seu nível de carreira, podendo se especializar tecnicamente e continuar sendo reconhecido por sua atuação.

Avaliação de Desempenho

As entregas e contribuição de cada colaborador são avaliadas de acordo com algumas competências essenciais:

Orientação estratégica

Capacidade de pensar globalmente com foco no futuro, rompendo paradigmas que vão além de sua área de atuação, e adotando a inovação como vetor de crescimento. Realizar escolhas com consciência de seu impacto a curto, médio e longo prazo, avaliando os riscos envolvidos.

Foco em resultado

Capacidade de pensar de forma integrada, tomando decisões que levam em conta os objetivos de outras áreas e as consequências a longo prazo, consolidando estratégias em resultados concretos.

Liderança

Capacidade de inspirar e encorajar os colegas de trabalho através do seu exemplo, pela busca de soluções inovadoras e pelo atingimento de resultados acima das expectativas, sempre alinhado com os valores e código de conduta da empresa. Envolve também a capacidade de sustentar um alto nível de motivação para superar momentos adversos e cenários de incerteza.

Orientação para serviços

Manter o foco na excelência em serviços através de atitudes genuínas e proativas, criando relações e parcerias significativas, duradouras e produtivas. Tudo isso desenvolvendo, aplicando e aprimorando normas e procedimentos que garantem qualidade em tudo o que faz.

Trabalho em equipe

Capacidade de atuar em grupo, contribuindo para o atingimento dos objetivos coletivos da empresa e pelo entendimento do impacto de sua contribuição individual e suas responsabilidades para as demais áreas e pessoas.

Somado às competências essenciais, a avaliação de produtividade individual visa acompanhar a performance de cada colaborador, o que entrega e a qualidade daquilo que realiza. Os indicadores de produtividade seguem uma série de métricas que envolvem o comprometimento com apontamento de trabalhos realizados, cumprimento de prazos e qualidade de entrega.

Produtividade e competências essenciais são mensuradas através da descrição de uma série de comportamentos, os quais são diferenciados em níveis de carreira e analisados a partir de uma avaliação de performance a cada ano.

Clima Organizacional

Clima organizacional é o indicador de satisfação dos integrantes de uma empresa em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como: políticas de RH, modelo de gestão, processo de comunicação, identificação com a empresa, entre outros.

O clima organizacional influencia a motivação, o desempenho humano e a satisfação com o trabalho. As pessoas esperam determinadas recompensas e desenvolvem satisfações e frustrações com base nas suas percepções do clima organizacional.

O clima organizacional é uma variável que influi diretamente na produtividade, pois o grau de salubridade de uma organização depende de sua atmosfera psicológica e social. Essa atmosfera é fruto do conjunto de percepções e sentimentos das pessoas que compartilham seu dia a dia com a organização.

A NG Informática realiza ações para fortalecer o bom clima organizacional e o bem-estar de seus participantes.

Entre em contato com o RH para obter mais informações sobre as ações em andamento.

Integração

A integração de novos colaboradores é feita pela área de Recursos Humanos e pelo líder responsável. É realizada uma introdução sobre a empresa e mais especificamente sobre a área de atuação correspondente e suas funções, bem como a entrega desse guia de trabalho.

É prática de muitas áreas internas a definição de uma pessoa responsável, tida como “padrinho”, que irá acompanhar no desenvolvimento das atividades e repassar as instruções e recomendações necessárias. O padrinho é a primeira pessoa de contato e pode auxiliar e direcionar o novo colaborador em qualquer situação de dúvida. Pode contar com ele!

Não apenas o padrinho, mas também o líder e o RH podem ser consultados no caso de dúvidas quanto aos procedimentos a serem adotados, portanto não hesite em perguntar. Esteja bem informado!

Política de Reembolso da NG em Viagens

Fique por dentro das informações referente à folha de pagamento:

Deslocamento de carro próprio

A NG paga o valor de R$ 1,15 por Km rodado.

Refeição

Valor de R$ 60,00 por dia;

EXEMPLO: Para uma viagem de 3 dias, o limite desse período será de
3 dias x R$ 60,00 (valor diário NG) = R$ 180,00

Caso 1: Total das notas de refeição nos 3 dias = R$ 50,00 + R$ 40,00 + R$ 10,00 = R$ 100,00 – reembolsa R$ 100,00 reais

Caso 2: Total das notas de refeição nos 3 dias = R$ 60,00 + R$ 60,00 + R$ 100,00 = R$ 220,00 – reembolsa R$ 180,00 reais (limite dos 3 dias).

OBS: A NG não reembolsa bebida alcoólica.

Notas Fiscais

Guarde todas as notas fiscais de refeição/uber/taxi/pedágio, estacionamento e outras que houver, para serem apresentadas ao RH no seu retorno. Caso não apresentadas, o reembolso não será feito.

Aluguel de Veículo

A NG não reembolsa veículo alugado. Caso houver essa necessidade, deverá ser feito mediante autorização;

Uber/Taxi/Pedágio/Estacionamento

Não tem limitador de valor, vai variar de acordo com a necessidade na viagem;

Planilha de Despesas

As despesas devem ser informadas conforme os modelos abaixo, que podem ser encontradas em: Z:\Documentos\ADM-FIN\Fichas e Formulários

Se cooperado/ CLT ou Sócio: Preencher a planilha de despesas: Modelo 2022 – Relatório de Despesas-Viagens.XLS

Outros: Para fornecedores, terceiros e afins: NOTA DE DÉBITO-Modelo.xls

Consultores: No caso dos consultores – internos, as despesas normalmente são lançadas no projeto de implantação, e em seguida deve ser enviado as NF para o financeiro do período. O financeiro irá puxar as despesas no relatório SER180.

Envio da Planilha

Se a planilha for enviada até quarta-feira para [email protected], no caso de cooperados o crédito será até a quarta-feira subsequente da semana enviada e CLT/terceiros na segunda-feira. Se enviado depois de quarta-feira, o pagamento ficara posterior a semana seguinte, pois o financeiro já terá fechado o borderô de pagamentos.

Para quem recebe valor de refeição diário, se for em uma visita no cliente/TOTVS dentro da cidade, não há reembolso de refeição, no caso de almoço.

Comunicação de Telefonia

Para o fim de comunicação com clientes, parceiro, fornecedores, entre outros, a NG Informática disponibiliza os recursos através de telefonia fixa e telefonia móvel. O recurso de comunicação de telefonia deve ser utilizado com atenção, optando-se sempre por conversas rápidas e objetivas. Recomenda-se evitar ligações particulares e dar preferência para recursos como o e-mail, Microsoft Teams, Google Chat e GoTO sempre que possível.

Política de Comunicação

Seja por telefone, e-mail ou ferramentas de comunicação, o cuidado no conteúdo que é escrito ou dito é de extrema importância. Independente do destinatário é fundamental adotar uma postura cortês e polida, e aplicar-se sempre de uma ortografia correta e adequada, dentro dos padrões formais.

Jamais deverá constar em e-mails qualquer que seja o assunto e destino, opiniões pessoais ou o uso de termos não profissionais sobre assuntos e pessoas. O e-mail de domínio @ngi.com.br se define por uma ferramenta exclusiva de trabalho e, portanto, segue também com a assinatura da NG Informática.

Política de Internet

O objetivo é orientar sobre as normas a serem seguidas no uso das facilidades das ferramentas, maximizando sua performance de forma a atender as necessidades às quais se propõem. Informações completas sobre a política podem ser obtidas no documento “Política de Internet”. Esta norma aplica-se a todos os colaboradores da empresa. Seguem as principais diretrizes:

Quando detectada alguma não conformidade com o funcionamento adequado de software e hardware deverá ser comunicado no dia do acontecimento do mesmo para o gestor da área. Esse comunicado é importante para que não haja comprometimento e perda nas atividades operacionais.

Todo o acesso à Internet é monitorado nos servidores, o que se dá pelo registro de informações como websites visitados, taxa de utilização por usuário, horários de acesso, entre outros. Periodicamente são gerados relatórios que são avaliados pela diretoria e líderes responsáveis, de acordo com as necessidades e exigências.

Responsabilidade

O cumprimento desta norma aplica-se a todos os colaboradores da empresa, inclusive aos contratados temporariamente e estagiários. É de responsabilidade do gestor de cada área o monitoramento dos sites acessados por sua equipe, evitando que o acesso indevido interfira na performance da rede e nas atividades de seus colaboradores.

Assistência Técnica

Todas as solicitações de TI devem ser encaminhadas para os canais de atendimento abaixo, essas solicitações serão recebidas, categorizadas, priorizadas e encaminhadas para atendimento do profissional alocado na NG ou equipe localizada nos escritórios da Eiti:

Central de Atendimento:
Telefone: 47 3034-8070 / 4007-2190
E-mail: [email protected] ou [email protected].

Instruções de Segurança

Não existe um ambiente informatizado que seja 100% seguro, pois são infinitas as possibilidades de invasão aos sistemas e redes de computadores. Entretanto, existem práticas que, quando seguidas corretamente, dificultam e neutralizam o terrorismo digital.

Acreditando nisso, NG Informática criou algumas medidas para reduzir ao máximo o risco. Porém, de todas as medidas, a conscientização dos usuários é a mais fundamental na manutenção da segurança. Se destacam aqui os principais tópicos e recomendações:

Senhas

E-mails

A NG utiliza o pacote Office 365 que disponibiliza a ferramenta Outlook em ambiente online, o qual pode ser acessado diretamente pelo site: outlook.office365.com. A regra básica é sempre ser bastante cauteloso ao abrir suas mensagens, pois a maioria dos vírus de hoje se espalham através de anexos de e-mail. Eles costumam apresentar-se com um nome que gera surpresa, curiosidade ou atração. Se você não tem plena certeza da origem e conteúdo de um anexo, não abra.

Vírus e Bloqueio de anexos

Cada estação de trabalho da empresa possui o programa de antivírus Bitdefender. Esse software faz monitoramento em tempo real e possui recursos de atualização automática uma vez por dia, com o servidor. Além disso, o sistema de e-mails da empresa (Office 365) possui um módulo antivírus chamado BitDefender AntiSpan. Ele é responsável por verificar cada e-mail enviado e recebido na empresa.

Limite de tamanho nos anexos

O servidor de e-mails da empresa está configurado para transmitir anexos de até 5MB de tamanho para e-mails externos, e até 10MB para e-mails internos. Mensagens com conteúdo superior são bloqueadas. Em casos que se necessite encaminhar e-mails de tamanho superior, a sugestão é compactar os arquivos ou dividi-los em partes. Não sendo possível, a sugestão é entrar em contato com a área de infraestrutura solicitando alguma forma alternativa de envio, tal como utilização de FTP ou ferramenta para upload.

Microsoft Teams

O Teams é um software da Microsoft desenvolvido para a colaboração de equipes, que oferece suporte a reuniões on-line com compartilhamento de tela e anotação do quadro branco que podem ser gravadas e salvas.

A NG Informática dispõe deste recurso através do pacote de softwares do Office 365, e é usado como ferramenta principal de comunicação e de integração entre os colaboradores. Para acessá-lo, utilize seu login e senha geral.

Vitrine NG

A Vitrine da NG Informática, localizada no endereço ngi.com.br/vitrine é uma plataforma SaaS criada para reunir diversos trabalhos e arquivos importantes da empresa. Seja uma apresentação em PowerPoint da área comercial, ou os logotipos de todos os produtos da empresa em diversos formatos para download, a Vitrine é o repositório virtual da empresa onde podem ser encontrados campanhas e/ou peças de marketing, artes gráficas e materiais de estoque.

Seu acesso é restrito apenas aos colaboradores da NG. Para isso, basta informar o seu e-mail @ngi.com.br para entrar.

Canal de Comunicação NG

É disponível para todo seu público interno o Canal de Comunicação da NG, que queira manifestar de forma anônima ou não qualquer crítica, elogio, reclamação e/ou sugestão. As informações registradas neste canal são tratadas com o sigilo absoluto do conteúdo e relato.

Nosso Canal é de forma digital e pode ser acessado neste link.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!