Fique de olho no PMOC da sua empresa e fuja da Síndrome do Edifício Doente

Neste post, você verá:

Agora, se você já sabe a importância de um plano de manutenção, operação e controle para a sua empresa, e está apenas buscando a solução tecnológica ideal para iniciar estes processos na sua empresa, nós selecionamos um ebook completo e gratuito sobre como escolher o melhor software para manutenção de ativos. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

Fique de olho no PMOC da sua empresa e fuja da Síndrome do Edifício Doente

Mas, se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, vamos ao conteúdo!

Fique de olho no PMOC da sua empresa e fuja da Síndrome do Edifício Doente

Mais uma semana de trabalho se inicia, e lá está você na empresa. Um colega tosse, outro espirra. Seu chefe reclama de dores de cabeça. Você começa a sentir uma fadiga, aparentemente sem causa nem explicação. Ao sair do trabalho, ou no final de semana, esses sintomas desaparecem. Quando uma parcela significativa de ocupantes de um prédio apresenta sintomas persistentes como alergias, tosses, dor de cabeça, irritação nos olhos entre outros, pode ser um caso de Síndrome do Edifício Doente. É por isso que existe o PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle.

Regulamentado pela Portaria 3.523/98 e pela Resolução 09/2003 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o PMOC surgiu da preocupação mundial com a qualidade do ar de interiores em ambientes climatizados. A ampla e crescente utilização de sistemas de ar condicionado no país, exigiu a determinação de procedimentos específicos, para minimizar o risco potencial à saúde de pessoas,  profissionais e demais frequentadores, com permanência prolongada em ambientes climatizados. Se sua empresa com sistemas de refrigeração, condicionamento de ar, ventilação e aquecimento, com capacidade acima 60.000 BTU/H, fique atento! Sua rotina de manutenção preventiva precisa ter o PMOC.

Esse plano de manutenção deve estabelecer medidas referentes aos procedimentos de verificação do estado de limpeza, remoção da sujeira e manutenção de todos os componentes. Deve ser realizada verificação geral do sistema e seu funcionamento, para coleta de informações sobre falhas, sujeira excessiva e demais condições físicas dos aparelhos. Durante essas verificações, devem ser sinalizadas a necessidade de troca de componentes como filtros ou painéis, além de realizada a lubrificação dos equipamentos. Acesse aqui o modelo detalhado para elaborar o PMOC, disponibilizado como anexo na própria portaria do Ministério da Saúde.

É o seu PMOC que irá atestar a qualidade do ar de seu ambiente e a preservação dos males à saúde das pessoas que ali convivem, e a não implementação desse plano apresenta riscos para sua empresa, como uma micro epidemia de doenças relacionadas a síndrome do edifício doente ou até multa pelo não cumprimento da lei.  Além disso, desenvolver um plano de manutenção, operação e controle para seu sistema de climatização, gera ganhos para sua empresa e para as pessoas que nela convivem, como:

  • Bem estar e conforto térmico no ambiente;
  • Mais segurança quanto a pureza do ar;
  • Mais produtividade no trabalho, por redução das doenças ocasionadas por contaminação do ambiente;
  • Redução do custo com manutenção e operação do sistema e aumento da vida útil dos equipamentos;
  • Economia no consumo de energia elétrica.

Não esqueça de incluir no planejamento de manutenção de seus ativos as manutenções programadas para cumprimento do PMOC da sua empresa. E, para garantir a execução das manutenções preventivas, conte com a tecnologia. Soluções especializadas em manutenção de ativos oferecem os subsídios necessários para montar e gerir seu plano de forma eficiente.

Solicite uma demonstração gratuita

Scroll Up