Planejamento e Controle de Manutenção de Extintores

Neste post, você verá:

Antes de tudo

Se você já sabe a importância da gestão dos extintores, e está apenas buscando a solução tecnológica ideal para a sua empresa, nós preparamos um eBook completo e gratuito sobre como escolher o melhor software para manutenção de ativos. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

Baixe o nosso e-book

Agora, vamos ao conteúdo!

Planejamento e Controle de Manutenção de Extintores

Os extintores devem ser mantidos com sua carga completa, em condições de operação, em locais de fácil acesso e prontamente disponíveis para uma possível ocorrência de incêndio, conforme citado nas normas brasileiras. A falha destes equipamentos no combate à um incêndio pode gerar catástrofes gigantescas. Isso você já sabe, não é mesmo?

Leia também: Manutenção Predial e os principais cuidados no planejamento

Neste cenário, fazer o planejamento de manutenção dos extintores é um desafio imenso. Tarefas como o mapeamento de todas as áreas da empresa, principalmente as áreas de maior risco, e a distribuição dos extintores fazem parte do processo. Quanto maior a empresa, maior a quantidade de extintores.

Nesse momento, muitas perguntas surgem na mente do gestor, sobre como estruturar um planejamento que vise a distribuição e a manutenção dos extintores, sinalização, treinamento – e claro, o atendimento às normas vigentes, conquistando eficiência e segurança para os colaboradores e para o patrimônio da empresa.

Você é gestor e enfrenta a mesma situação na sua empresa?

A boa notícia é que, o mercado conta com muitas soluções tecnológicas eficientes e que podem contribuir – e muito – nesse processo, como uma solução para manutenção de ativos. Isso mesmo! A solução de manutenção também pode ser utilizada para um excelente planejamento e controle de manutenções de extintores.

Vantagens do planejamento e controle de manutenções de extintores

  • A data de vencimento é facilmente identificada já que são cadastradas todas as informações referentes a cada extintor, possibilitando a rápida verificação de quando o mesmo deverá sofrer a manutenção;
  • Ter a localização física do extintor fornecida pela solução de manutenção é essencial para a elaboração do plano de manutenção. Pois evita que áreas da empresa fiquem desprotegidas pela retirada de vários extintores simultaneamente para manutenção;
  • Saber o custo real de cada manutenção fica muito mais simples, já que todo o custo é registrado na ordem de serviço;
  • Facilitar a distribuição da manutenção entre a equipe ou os prestadores de serviço, otimizando a mão de obra;
  • Possibilitar integrações automáticas com outras áreas, como por exemplo o contas a pagar, evitando redundância e perda de informações.

Leia também: Como a tecnologia pode se tornar a sua maior aliada na gestão da medicina e segurança do trabalho

Com os benefícios gerados pela manutenção, a rotina diária do controlador de manutenção fica muito mais tranquila. É possível fazer um plano de manutenção de extintores mais eficaz, com custo controlado, deixando a empresa pronta para agir em qualquer situação de emergência.

Solicite uma demonstração gratuita

Scroll Up