Conheça a Manutenção Centrada na Confiabilidade

Neste post, você verá:

Se você quiser aproveitar, nós temos um ebook completo sobre tudo que você precisa saber na hora de bater o martelo e escolher um software para a área de manutenção de ativos da sua empresa. Para baixar, basta selecionar o link abaixo, é gratuito!

Conheça a Manutenção Centrada na Confiabilidade

Agora, chega de lero-lero, vamos falar sobre Manutenção Centrada na Confiabilidade. Boa leitura!

Conheça o conceito e os benefícios da manutenção centrada na confiabilidade

Atualmente as empresas perseguem a inovação e precisam estar à frente na aplicação de tecnologias e processos eficientes, também na gestão de seus ativos. E para manter a produtividade em alta e o menor impacto possível na produção, em decorrência dos tipos de manutenção de ativos, é preciso decidir qual método se adequada melhor à sua empresa. Nesse contexto, entender as diferenças e aplicabilidade das manutenções preventiva, preditiva, corretiva e proativa, embora possa se tornar uma tarefa difícil, é essencial.

Para ajudar, existe um processo estruturado que estabelece a melhor estratégia de manutenção para um determinado sistema ou equipamento e que ainda garante a confiabilidade e segurança de sua operação com o menor custo: a Manutenção Centrada na Confiabilidade RCM – Reliability Centred Maintenance).

O que é Manutenção Centrada na Confiabilidade?

A metodologia identifica a funcionalidade ou o desempenho requerido pela máquina no seu contexto operacional, identifica os modos de falha e as causas prováveis para, então, detalhar os efeitos e consequências da falha. O resultado a ser alcançado aqui é aumento da disponibilidade, e o consequente aumento de produção.

Com a Manutenção Centrada na Confiabilidade é possível avaliar a capacidade crítica das falhas e onde é possível identificar as consequências significantes que afetam a segurança, a disponibilidade ou o custo. Dessa forma, o gestor do processo seleciona as tarefas adequadas de manutenção direcionadas para os modos de erro identificados.

Conheça o conceito e os benefícios da manutenção centrada na confiabilidade

As estratégias de manutenção são aplicadas de forma integrada para tirar vantagens de seus pontos fortes, a fim de otimizar a operacionalidade e eficiência da instalação e dos equipamentos, enquanto minimiza o custo do ciclo de vida.

Como se aplica na manutenção de ativos

A confiabilidade do ativo é desenvolvida a partir da probabilidade ou chances de uma máquina ou equipamento trabalhar conforme se espera, em um determinado tempo, considerando suas condições de uso definidas. A ocorrência das falhas pode ser avaliada na chamada curva da banheira, onde seis tipos básicos de comportamento da ocorrência de falhas podem ser identificados.

Na imagem acima, as curvas representam a probabilidade de falhas durante a vida útil de máquinas ou equipamentos.

  • Nos gráficos 1 e 2, as curvas representam problemas mais simples, com taxas de erros relacionadas à idade do componente, como acontece por exemplo com as pastilhas de freios;
  • Já nos gráficos 3, 4, 5 e 6, as curvas mostram a ocorrência de falhas mais complexas e constantes, assim como a baixa durabilidade dos componentes.

Vantagens da Manutenção Centrada na Confiabilidade

Por meio da Manutenção Centrada em Confiabilidade, a sua empresa pode entender quais tipos de manutenção de ativos colocará em prática e em qual momento. Dessa forma, é possível definir um processo de análise para garantir a confiabilidade e a segurança da operação do seu parque de máquinas, com o menor custo.

Tendo em vista preocupações como: analisar as falhas, a probabilidade de recorrências, definição de procedimentos padronizados, critérios de priorização e boas práticas, a manutenção centrada na confiabilidade traz para sua empresa:

  • Melhoria no desempenho operacional

Os gestores têm informações técnicas para determinar as melhores práticas de manutenção, assim garantem maior disponibilidade dos equipamentos. A ampliação da disponibilidade das máquinas pode ser interpretada também como uma redução no tempo de reparo.

  • Otimização do custo-efetivo

Ciente das informações obtidas com o RCM, é possível adotar as melhores práticas de manutenção e assegurar que o capital investido tenha o melhor retorno.

  • Aumento da vida útil do equipamento

Com as práticas de manutenção mais eficientes, consequentemente, cada componente do equipamento receberá a manutenção necessária para cumprir a sua função e garantirá uma vida mais longa do equipamento.

  • Informações históricas

Os registros gerados pelo RCM proporcionam a construção de um rico banco de dados para uso tanto pela manutenção como pela operação, inspeção e projeto. Estes dados fornecem informações para decidir qual a melhor política de estoques de peças sobressalentes e manter os desenhos e manuais atualizados.

É claro que, para o que se faça Manutenção Centrada na Confiabilidade, são indispensáveis ferramentas que apresentem indicadores, relatórios e facilite o controle e agendamento da manutenção dos equipamentos.

MNT é um software para manutenção que proporciona uma administração completa de todo o processo de engenharia de manutenção, passando pela gestão de materiais. Permite um controle efetivo de todos os insumos necessários para a sua execução, como itens de estoque, ferramentas e equipamentos, além de gerir a disponibilidade de mão de obra e terceiros.

Quer conhecer todos os benefícios de uma solução de manutenção de ativos? Então clique aqui e peça uma demonstração.

Conheça a Manutenção Centrada na Confiabilidade