Como a instabilidade econômica pode ser uma oportunidade para você?

Neste post, você verá:

Aproveitando a oportunidade, nós temos disponível em nosso blog, um ebook completo e gratuito sobre a construção civil e os ganhos obtidos com a manutenção preventiva de máquinas. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

Como a instabilidade econômica pode ser uma oportunidade para você?

Sem mais delongas, vamos ao conteúdo!

Como a instabilidade econômica pode ser uma oportunidade para você?

De acordo com a projeção da economista Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção da FGV/Ibre, o PIB da construção civil deve encolher 5,5% em 2015, amargando seu pior desempenho desde 2003, o que gera uma  grande instabilidade econômica. Nesse cenário, elevar a produtividade para manter a capacidade de gerar lucro é o grande desafio das construtoras e incorporadoras, que têm adotado a mecanização do canteiro de obras como uma das saídas para essa questão.

No entanto, sabemos que somente com a gestão adequada dos equipamentos essa iniciativa trará um resultado efetivo, tornando a instabilidade econômica em oportunidade! Por isso, selecionamos ações práticas de como a tecnologia é imprescindível para mitigar os efeitos da crise e ajudá-lo a superar os seus concorrentes nesse momento em que todos estão enfraquecidos . Vamos a eles:

# Acompanhamento da alocação de equipamentos

O aumento da complexidade do negócio, com a gestão de múltiplas obras simultâneas, faz com que as máquinas e equipamentos tenham que ser aproveitados ao máximo. Por isso, o acompanhamento de informações sobre volume de horas trabalhadas e tempo ocioso por condições climáticas, por exemplo, garantem a visão da eficiência operacional de cada item.

Assim, a solução NG permite um planejamento adequado para que os bens estejam sempre trabalhando (com sincronia entre as obras).

# Manutenções antecipadas

Por meio do acompanhamento das atividades e controle de níveis de desgaste das peças, a manutenção preventiva reduz a necessidade de troca ou até mesmo evita que o equipamento pare de forma inesperada por quebra ou falta de peças. Dessa forma, evita o “susto” de parar a obra por falta de máquina.

Realizando a manutenção antecipada e nas condições ideais, o custo também fica reduzido, pois evita um dano maior ao equipamento.

Além disso, com um plano de manutenção eficiente, o engenheiro sempre saberá quando a máquina estará parada, e por quanto tempo, melhorado sua programação de uso.

#Detalhamento indispensável

Com o acompanhamento detalhado das máquinas e equipamentos é possível saber exatamente quanto de diesel ou gasolina foi colocado em cada máquina diariamente, ou ainda, se houve lubrificação do equipamento.

Via odômetro ou horímetro, o engenheiro responsável também pode identificar os momentos ideais para a manutenção preventiva ou a aproximação do fim de sua vida útil e assim, já tomar as devidas providências para substituição, como a venda e o pedido de orçamento para reposição, por exemplo.

Informações exatas e detalhadas geram projeções reais que possibilitam melhores negociações com os fornecedores!

#Projeção de custos

O investimento nesses bens é muito alto e seu retorno deve ser o maior possível. Por isso, a solução da NG oferece uma previsão de produção por máquina nas obras. São levados em conta aspectos como: custos com manutenções, trocas de peça, abastecimento, lubrificação, locação e paradas do equipamento e depreciação no tempo de uso.

Com esse tipo de projeção financeira por equipamento é possível planejar sua aplicação visando o maior retorno sobre o investimento.

Estudo realizado pela consultoria Ernst Young, em parceria com a USP, aponta que a melhor sincronização dos empreendimentos e melhoria do fluxo de materiais são umas das principais alavancas de produtividade no setor da construção civil. E como apresentamos aqui, as soluções para gestão de ativos da NG oferecem todos os mecanismos para que o controle e gestão da vida útil das máquinas e equipamentos reflitam em maior retorno sobre o investimento realizado.

Solicite uma demonstração gratuita

Scroll Up