A gestão das ordens de serviço como diferencial de produtividade

Neste post, você verá:

  • A importância da gestão das ordens de serviço
  • A gestão das ordens de serviço como diferencial de produtividade
  • Como funciona a gestão das ordens de serviço no app MntNG

O dia a dia dos gestores e técnicos no setor de manutenção é repleto de desafios. Inúmeras atividades compõem a jornada, cujo objetivo é, basicamente, garantir a confiabilidade e a disponibilidade dos equipamentos e máquinas no campo fabril, preservando os resultados positivos no setor e na empresa.

A importância da gestão das ordens de serviço

Como sabemos, a gestão das ordens de serviço é uma das tarefas mais importantes na manutenção. A organização da área, pode impactar de forma significativa nos resultados, tanto de forma positiva, quanto negativa, visto que a sua execução está diretamente ligada aos principais indicadores do ciclo produtivo e na gestão dos custos.

No cenário atual, a extrema competitividade tem tornado a gestão cada vez mais exigente. Para alcançar resultados positivos, é preciso ir além da perfeição na execução, e construir diferenciais, seja através de novos métodos de trabalho ou processos mais eficientes, como ferramentas e soluções para determinadas necessidades da área.

A gestão das ordens de serviço como diferencial de produtividade

Na gestão das ordens de serviço, uma grande parceira dos gestores na busca por resultados positivos, é a mobilidade. Parte fundamental na disseminação da Indústria 4.0 nas empresas, o conceito, que já revolucionou o dia a dia das pessoas, do comércio e do varejo, promete também trazer mais agilidade e eficiência para as equipes nos postos de trabalho.

Através de soluções desenvolvidas exclusivamente para a área, a equipe de manutenção pode desempenhar as principais funções do setor, como a abertura, edição e finalização de ordens de serviço, ou a realização de predições de manutenção com o apontamento de informações pontuais, de forma prática e imediata, através de um dispositivo móvel.

O MntNG, aplicativo Android para gestão de ordens de serviço da NG Informática, integrado ao módulo de manutenção de ativos do ERP Protheus da TOTVS, por exemplo, tem se tornado destaque no mercado, com a união dos principais benefícios da mobilidade às principais responsabilidades na gestão de ordens de serviço.

Como funciona a gestão das ordens de serviço no MntNG

Após a sincronização dos dados com o módulo, as ordens de serviço são dispostas já na tela inicial. A divisão é realizada por período, e indicada por meio das abas dia, semana, mês, ou todas.

Cada card representa, então, uma ordem de serviço cadastrada. As iniciais COR e PRE, no canto superior esquerdo, diferenciam as manutenções corretivas e preventivas.

As cores também possuem significado. No formato de degradê, as ordens em verde informam as ordens dentro do prazo de execução, partindo para a cor amarela quanto mais próximas da data de realização, até o vermelho, quando estão em atraso.

Um campo de pesquisa está disponível no topo da tela, para que as ordens sejam filtradas manualmente pelo usuário, caso necessário. Além disso, é possível marcar determinadas ordens como favoritas através da estrela, as quais são fixadas ao início da lista.

Clicando sobre uma ordem, é possível acessar todas as suas informações, e apontar dados, como prazo, insumos, etapas do checklist, e definir imagens do equipamento, do problema e da solução para o banco de conhecimento. As informações são enviadas ao sistema na sincronização.

Vale lembrar, inclusive, que é possível a utilização do app MntNG no modo online e offline. Sem conexão com a internet, as informações são registradas no aparelho, e sincronizadas assim que conectado à internet. Esta ação, facilita o registro das informações em locais remotos e sem cobertura de rede.

Colocando em prática

Caso a empresa possua o Mnt, porém, ainda não tenha implementado o MntNG junto ao sistema, basta acessar a página do aplicativo e solicitar uma demonstração gratuitaAgora, se a empresa ainda não possui o software para manutenção de ativos da NG Informática em parceria com a TOTVS, solicite uma apresentação comercial através do site.

Solicite uma demonstração gratuita

Scroll Up