Gestão de Facilities: quais são as vantagens para os setores públicos?

Neste post, você verá:

Aproveitando a oportunidade, nós temos disponível em nosso blog, um ebook completo e gratuito com dicas de ouro para a sua empresa fazer o bom uso de gerenciamento de facilities. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

Gestão de Facilities: quais são as vantagens para os setores públicos?

Agora, vamos ao conteúdo!

Gestão de Facilities: quais são as vantagens para os setores públicos?

Instalações comerciais, industriais, condomínios, shopping centers, e locais públicos, como hospitais e escolas, vêm exigindo cada vez mais a melhoria da eficiência dos recursos e da efetividade dos serviços. São inúmeros os desafios de gerenciamento para garantir toda infraestrutura de higiene e estrutura do ambiente.

Diante disso, alternativas são oferecidas no mercado a fim de melhorar os processos: como é o caso da função de Gestão de Facilities, que possibilita o investimento na solução ideal para melhorar o desempenho dos serviços e aumentar a eficiência. A Gestão de Facilidades é a integração de processos, dentro de uma organização, para manter, desenvolver e melhorar os serviços.

A finalidade da Gestão de Facilities em empresas, no geral, é planejar e operacionalizar processos eficientes, como é o caso da segurança no local de trabalho: as normas estão cada vez mais rigorosas e os funcionários esperam que elas sejam atendidas, por isso a aplicação de um gerenciamento de facilidades garante que a segurança não seja comprometida.

Além disso, esta área também permite alinhar estratégias e proporcionar a possibilidade de dedicação maior aos negócios aumentando a competitividade nos mercados onde atuam. Embora tudo isso pareça um método apenas da área privada, essa estratégia também é recomendada para setores da área pública.

Gestão de Facilities em órgãos públicos

Em ambientes públicos, optar pelo investimento na área de facilidades é fundamental, considerando que escolas ou hospitais, por falta de cuidado ideal, se deterioram com o tempo e, por isso, precisam, rotineiramente, de reformas e revisões em suas unidades, e além do mais, exigem a eficiência no serviço. A função da Gestão de Facilities em órgãos públicos é justamente dar uma atenção especial a estes casos. Com avanço tecnológico, esse processo se torna muito mais eficaz quando movimentado em uma plataforma móvel com aplicações desenvolvidas que permitem maior facilidade de gerenciamento.

A área de facilidades é responsável por administrar toda a infraestrutura necessária para manter as operações da companhia em perfeito funcionamento. Mesmo no setor público, embora tenham legislação específica no referente à contratação de serviços tecnológicos, as organizações devem pensar estrategicamente.

A Gestão de Facilidades pode ser realizada por diversas formações desde que esses profissionais possuam conhecimento de administração para que entendam as demandas e estejam aptos a tomar decisões estratégicas. A melhoria contínua deve ser a topo do negócio, por isso é importante que os serviços de Facilidades tenha como base as diretrizes do Planejamento Operacional.

Quais os benefícios da Gestão de Facilidades nos serviços públicos?

  • Foco em determinadas atividades;
  • Transformação de custos de infraestrutura de fixo para variável;
  • Racionalização de custos globais;
  • Custos apropriados aos níveis de qualidades possíveis;
  • Serviços executados por profissionais devidamente qualificados;
  • Transparência nos processos;
  • Geração de informações baseadas em pareceres técnicos para validar;
  • Proporcionar conforto ambiental, confiabilidade e Facilidades aos usuários;
  • Assegurar aumento da vida útil das instalações.

A contratação de serviços de facilidades, especialmente para os órgãos públicos, aborda um conjunto de atividades, entre eles: serviços de limpeza, conservação, copeiragem, apoio administrativo, manutenção hidráulica ou elétrica, sistemas de ar-condicionado e até mesmo serviços de desinsetização.

Já imaginou poder manter total foco nas estratégias administrativas, sem perder tempo prestando atenção em uma só determinada atividade? Isso só é possível porque o gerenciamento de Facilidades aborda todas as etapas da operação de serviços, auxiliando na redução de custos operacionais em até 20%, e aumentando a produtividade e a qualidade dos serviços com um único modelo de serviços integrados.

Sua funcionalidade é proporcionar maior eficiência e dinamismo na gestão e aumentar a qualidade dos trabalhos, otimizando tempo e trazendo maior segurança e confiança ao gestor. O processo é vital para o sucesso de qualquer organização. Em nível corporativo, contribui para a realização de objetivos estratégicos e operacionais e, no dia a dia, a gestão eficaz das Facilities proporciona um ambiente de trabalho seguro e eficiente, que é essencial para o desempenho de qualquer negócio. Para o aumentar o nível de competitividade da empresa e manter o dinamismo, é fundamental escolher uma solução eficiente que simplifique sua gestão!

Gestão de Facilities: quais são as vantagens para os setores públicos?

Scroll Up