Dicas de como fazer o controle eficiente dos condicionadores de ar

Neste post, você verá:

Agora, se você já sabe a importância da manutenção preventiva no sistema de ar condicionado, e está apenas buscando a solução ideal para iniciar estes processos na sua empresa, nós selecionamos um ebook completo e gratuito sobre como escolher o melhor software para manutenção de ativos. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

Dicas de como fazer o controle eficiente dos condicionadores de ar

Mas, se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, vamos ao conteúdo!

Dicas de como fazer o controle eficiente dos condicionadores de ar

As altas temperaturas vêm castigando muita gente não só nas ruas, mas também em ambientes fechados, como empresas e escritórios, que necessitam do ar condicionado para trazer conforto e mais produtividade aos trabalhadores. Antes considerado artigo de luxo, agora o aparelho é uma necessidade e item obrigatório nas empresas brasileiras e o cuidado com a manutenção é fundamental para que o aparelho refresque o local de trabalho sem causar riscos para a saúde.

O ambiente que tem ar condicionado sem limpeza adequada pode estar comprometido com fungos, ácaros, vírus e bactérias. Esses microrganismos, que são invisíveis, ficam suspensos no ar e podem se acumular nos filtros dos aparelhos. A falta de uma manutenção adequada prejudica a saúde dos funcionários e o bolso da empresa, pois um ar condicionado sujo gasta mais energia, porque ele precisa de muito mais tempo para refrigerar o ambiente, e espalha doenças que elevam o número de absenteísmo.  

Para manter sua empresa longe desses dois problemas graves, confira importantes dicas sobre manutenção do ar condicionado. Vale lembrar que independente do sistema que você tenha em sua empresa, seja ele um split, self, chiller ou uma VRF, os critérios são os mesmos:

Realizar manutenção preventiva

A manutenção de ativos quando realizada preventivamente evita a parada repentina do aparelho e o consequente desconforto de ficar sem a devida climatização no escritório. Esse fato por si só já é uma grande vantagem, mas além disso, os reparos programados propiciam a utilização dos períodos de garantia oferecidos pelos fornecedores, evitando custos extras com a troca de peças, por exemplo. Outra grande vantagem trazida pela manutenção preventiva é o aumento da vida útil do equipamento. Sem as manutenções adequadas, o tempo de uso de condicionadores de ar chega a cair até 70%.

Ficar atento às falhas elétricas que podem causar incêndio

Falhas elétricas geradas a partir de uma fiação mal conectada (ou com muitas emendas) e os erros quanto ao dimensionamento da carga estão entre as principais causas de incêndio, segundo o Corpo de Bombeiros de Irati/PR. Para que o ar condicionado tenha um bom desempenho e não traga prejuízos nem danos às pessoas é preciso escolher o local mais adequado para sua instalação, certificar-se de que ele não trabalhe em excesso e, principalmente, garantir a qualidade da instalação elétrica, feita por profissionais qualificados, que utilizam materiais dentro das normas técnicas. Esteja certo de que a assistência técnica escolhida instale o aparelho em um local que tenha carga elétrica suficiente para funcionar e seja protegido por um disjuntor capaz de tolerar os picos de partida e tolerantes a altas temperaturas.

Conhecer os tipos de extintores

Para exterminar um princípio de incêndio na fiação elétrica do ar condicionado é fundamental ter por perto os chamados extintores secos, geralmente com dióxido de carbono (CO2), pois seu jato extermina a chama ao afastar o oxigênio que alimenta a combustão do material. Para isso, estar também com a manutenção dos extintores da empresa em dia é fundamental. Atenção: nunca use extintores à base de água, pois ela conduz eletricidade e cria o risco de choques mortais.

Manter a temperatura agradável

Apesar de muita gente pensar que conforto térmico é opcional, no ambiente de trabalho há exigências legais que obrigam a empresa a se preocupar com o assunto. A legislação diz que as companhias devem usar a refrigeração artificial sempre que não houver ventilação natural compatível com o serviço realizado, justamente para evitar condições adversas que podem ser nocivas à segurança e ao organismo. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) orienta por meio da Resolução nº 9 que ambientes de uso público e coletivo, climatizados artificialmente devem variar de 23°C a 26°C.

Elaborar um PMOC

A falta do PMOC (Plano de Manutenção Operação e Controle), exigido pela Portaria MS nº 3.523/98, bem como a não limpeza dos ar condicionados e dutos, quando existirem, podem levar às empresas a terem um considerável prejuízo com multas (de até R$ 200.000,00), elevado número de licenças médicas e processos na justiça pelas pessoas que foram contaminadas pela má qualidade do ar. É o seu PMOC que irá atestar a qualidade do ar de seu ambiente e a preservação da saúde das pessoas que ali trabalham.

Invista em tecnologia para a área de manutenção

Existem softwares específicos para a manutenção de ativos desenvolvidos com o objetivo de reduzir o tempo de parada dos equipamentos por conta de imprevistos. Eles ajudam a ter um melhor controle oferecendo recursos para que os encarregados da manutenção programem as tarefas preventivas baseando-se em períodos (por datas) ou seguindo o registro de medidores. Com esta informação, pode-se gerar automaticamente as ordens de serviço de manutenção preventiva para organizar esse fluxo de trabalho, considerando o tempo de parada, além de controlar a finalização das tarefas.

Ainda não está convencido? As soluções de tecnologia para a manutenção de ativos podem proporcionar os seguintes benefícios:

  • Aumento da capacidade produtiva dos profissionais;
  • Aumento da vida útil dos equipamentos/ativos;
  • Aumento da eficiência das tarefas de manutenção;
  • Redução do custo operacional;
  • Redução dos custos aplicados às peças de reposição;
  • Redução do custo de inventário;
  • Informações completas e precisas para controle e apresentação de custos com manutenção da parte elétrica e mecânica da empresa.

A gestão eficiente dos condicionadores de ar realizada por meio de um sistema específico simplifica a rotina do responsável pela manutenção de ativos da empresa. Elas agilizam as funções do time de manutenção com o planejamento, o que garante melhores resultados.

Ao melhorar produtividade da equipe de manutenção e a eficiência dos equipamentos, as empresas reduzem despesas, evitando gastos desnecessários com reparos emergenciais. Muitas empresas já vem adotado o sistema de planejamento de manutenção de ativos para aumentar sua competitividade no mercado. Pense nisso!

Solicite uma demonstração gratuita

Scroll Up