Conheça o Gestor de Facilities e a importância dele para sua empresa

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Conheça o Gestor de Facilities e a importância dele para sua empresa

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Conheça o Gestor de Facilities e a importância dele para sua empresa

Elevadores funcionando, ar-condicionado na temperatura ideal, limpeza impecável, informações e dados devidamente seguros e geração de grande economia para a empresa. Tudo acontecendo na mais perfeita ordem. Parece até mágica, mas não é! Nesse caso, quem comanda o “show” é o time de gestão de facilities e o responsável por ela. Muitas vezes considerado invisível, o gestor de facilities ou gerente de facilidades é o grande tutor da administração, gerenciamento e operação integrada de serviços e atividades de infraestrutura e apoio das organizações.

Na Europa esta profissão já é bastante conhecida e movimenta anualmente 4 bilhões de euros na economia, segundo a Catho. No Brasil, a atuação do profissional de gestão de facilidades vem crescendo no mercado, assim como sua especialização e amplitude de atuação. Francisco Abrantes, presidente da Abrafac – Associcação Brasileira de Facilities afirma que esses profissionais movimentam em torno de R$ 100 bilhões por ano no universo constituído por milhares de edifícios, condomínios e empresas no país.

Você sabe quais são as responsabilidades e características que um gerente de facilidades precisa ter para se destacar de modo estratégico na sua empresa?

Quem é o profissional de facilities?

O profissional de facilidades é o responsável direto pelo funcionamento de bancos e grandes empresas, condomínios e hospitais e shopping centers, por exemplo. Cabe ao gestor de facilities traçar um planejamento estratégico com foco no conjunto de produtos e serviços necessários ao dia a dia de cada empreendimento. Seu objetivo será o fornecimento da limpeza, segurança, infraestrutura e tecnologia em telecomunicações, dados, voz e imagem, de modo a garantir a maior disponibilidade desses serviços, com a maior qualidade possível. Enquanto as demais áreas da companhia mantém seu foco no core business da empresa.

Qual é o perfil do gestor de facilities?

Como pré-requisitos básicos, capazes de atender às exigências do mercado nos dias de hoje, o gestor de facilities tem de apresentar boa formação acadêmica, onde a formação predominante é engenharia, seguida de outras como administração de empresas, arquitetura e direito. Ter domínio na língua inglesa e conhecimentos atrelados aos produtos imobiliários gerados pela indústria imobiliária, além de dominar conceitos básicos de engenharia acerca de infraestrutura de prédios e condomínios.

Quais são as principais características buscadas no gestor de facilities?

Entre as características desejadas estão a multidisciplinaridade e a facilidade para o relacionamento interpessoal, pois o gestor de facilities lida com os vários níveis hierárquicos da empresa. Outras características como negociação, gestão de pessoas e comunicação também são importantes para esse profissional. Essa é uma profissão bastante promissora e o gerente de facilidades vem cada vez mais saindo da operação e tomando acento na gestão estratégica das empresas. É uma área em crescimento, que conta com tecnologia para facilitar a gestão e ter produtividade, além de fornecedores parceiros para terceirização de alguns serviços, como limpeza, correios, jardinagem, entre outros.

Já existem cursos de especialização para capacitar esses profissionais, como cursos específicos de pós-graduação na Faap (Fundação Armando Alvares Penteado) e na UVA (Universidade Veiga de Almeida ), além de cursos livres como no caso o do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ).

Com um setor em franco crescimento e o valor agregado pela área junto às empresas, o gestor de facilities tende a ocupar cada vez mais espaço no mercado de trabalho e nas empresas. É muito importante que sua empresa perceba a importância da gestão de facilidades e do responsável por ela para buscar o profissional com o perfil adequado e assim ampliar seus resultados com a gestão de facilities.

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