Como surgiu o PMOC?

Neste post, você verá:

Agora, se você já conhece o PMOC, sabe da importância dele para a sua empresa, e está apenas buscando a solução tecnológica ideal para iniciar estes processos na sua empresa, nós selecionamos um ebook completo e gratuito sobre como escolher o melhor software para manutenção de ativos. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

Como surgiu o PMOC?

Mas, se você ainda possui alguma dúvida sobre o assunto, vamos ao conteúdo!

Como surgiu o PMOC?

Você já sabe a importância do Plano de Manutenção Operacional e Controle (PMOC) para um bom funcionamento de sistemas condicionadores de ar da sua empresa. Principalmente em uma região de clima quente e úmido como o Brasil, o ar condicionado é praticamente um item indispensável para aplacar as altas temperaturas. Mas você sabe como surgiu e por quais motivos foi criado o PMOC? Acompanhe a linha do tempo abaixo e descubra!

1976: Primeiro caso

Um dos fatos marcantes na história sobre qualidade de ar e manutenção de ativos foi o episódio ocorrido em 1976, quando vários participantes da Legião Americana, na cidade da Filadélfia nos Estados Unidos, morreram devido a uma pneumonia atípica, causada por uma bactéria chamada Legionella pneumophila, disseminada pelo ar condicionado do hotel onde estavam hospedados.

1982: OMS reconhece o termo SED

Em 1982 a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece o termo SED – Síndrome dos Edifícios Doentes e o define como uma combinação de sintomas diversos e sem origens determinadas que afeta os ocupantes de um determinado ambiente fechado, os quais, ao serem afastados do local, apresentam regressão espontânea dos sintomas.

1998: Caso Motta

A Legionella pneumophila, que se dissipa nos ambientes com ventilação precária, causa uma pneumonia de difícil identificação que pode levar à morte, como foi o caso do Ministro das Comunicações Sérgio Motta, que faleceu de insuficiência respiratória em 19 de abril de 1998, 20 dias após pedir licença do cargo para tratamento da enfermidade cardiológica que o acompanhou por cerca de 10 anos e que foi seriamente agravada pela contaminação da bactéria, alojada nos dutos do sistema de ar condicionado de um dos hospitais em que esteve internado.

1998: Criação do PMOC

Tal fato fez com que a população alertasse para a importância da manutenção na qualidade do ar climatizado. No mesmo ano, o Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 3.523, de 28 de agosto de 1998, que determina que os responsáveis pela ocupação dos prédios climatizados artificialmente devem elaborar e manter um PMOC dos sistemas de ar condicionado, além de definir procedimentos que garantam o controle e a qualidade do ar e a prevenção de riscos à saúde dos ocupantes de ambientes climatizados. Ainda, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) editou a RE nº 9 de 2003, sobre os padrões referenciais de qualidade do ar em ambientes climatizados artificialmente de uso público e coletivo.

Como você viu, o PMOC poderia ter evitado uma série de mortes e por isso é tão importante em ambientes fechados, principalmente onde há grande concentração de pessoas. Lembrando ainda que a falta dessa operação pode levar as empresas a terem um considerável prejuízo com multas de até R$ 200 mil, licenças médicas e processos na Justiça pelas pessoas que foram contaminadas pela má qualidade do ar.

Solicite uma demonstração gratuita

Scroll Up