Como você deve se preparar para a internet industrial e indústria 4.0

Neste post, você verá:

Aproveitando a oportunidade, nós selecionamos um ebook completo e gratuito sobre a indústria 4.0 e seus impactos na manutenção de ativos. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

Baixe o nosso e-book

Agora, vamos ao conteúdo!

Como você deve se preparar para a internet industrial e indústria 4.0

Você já deve ter ouvido falar no termo internet das coisas (Internet of Things – IoT), não? Este tema vai começar se tornar cada vez mais recorrente e presente no dia a dia das pessoas, assim como foi a chegada do computador lá nos anos 80.

Segundo uma pesquisa feita em 2017 pela empresa de comunicação espanhola Vodafone, a comunicação pela internet entre equipamentos é adotada por 29% das empresas pelo mundo afora. A pesquisa foi realizada em 13 países e mostra uma evolução neste quesito, pois em 2013 este índice era de 12%.

Um outro dado interessante aponta que dentre as empresas pesquisadas, 47% delas afirmam que depois de usarem a internet das coisas, foram mais assertivas nas tomadas de decisão. Entre elas, 47% também afirmaram ter reduzido custos operacionais e 45% disseram que a produtividade de seus funcionários aumentou.

Assim como a internet das coisas, a indústria 4.0 caminha lado a lado na evolução e direciona novas profissões. Para isso, um bom gestor de manutenção precisa se atentar às mudanças que já estão acontecendo, buscar a capacitação para lidar com a nova forma de comunicação e de produção, afinal de contas, a indústria 4.0 tem esse nome por ser considerada a quarta revolução industrial. Nesse post você vai descobrir como se preparar para este período de transição que já estamos vivendo.

Como se preparar para a chegada da internet 4.0

É evidente que a nova era industrial veio para ficar. A internet liga pessoas e reduz distâncias, o que gera grandes impactos em tudo o que fazemos. Com a internet industrial não é diferente, afinal o que antes era robotizado, hoje o processo de produção pode ser aprimorado com mais rapidez e assertividade. Mas não se assuste porque nesse post você vai saber como se preparar para esta realidade que já começou.

Cursos de capacitação

Os avanços tecnológicos estão, sem dúvida, mudando a forma de produção e a maneira como nos especializamos. Para ficar sempre antenado e preparado para o mercado de trabalho, listamos aqui alguns cursos indicados para o profissional da indústria ou para você, gestor de manutenção.

Eles são indicados para quem já tem graduação, pois são considerados especialização para a indústria 4.0. Caso você ainda não tenha esta formação, considere estudar as áreas de engenharia ou TI, que têm a ver com a internet industrial.

  • Pós-graduação em Mecatrônica

A robótica já está sendo muito utilizada nas últimas décadas. É uma área do conhecimento que, se aplicada à indústria, automatiza processos e economiza recursos. Esse curso pode ser oferecido tanto presencialmente quanto à distância.

  • Pós-graduação em Engenharia Industrial 4.0

Este estudo é voltado para quem quiser se especializar na internet industrial. Alguns temas abordados neste curso: fabricação inteligente, automação, sensores e realidade aumentada, produção enxuta e sustentabilidade.

  • Pós-graduação em Gestão da Automação Industrial

Essa opção coloca os alunos em contato real com o universo da gestão da área. Ele aborda a automação tanto residencial, quanto comercial e industrial.

  • MBI em Indústria Avançada e Confecção 4.0

Diferente da pós-graduação, o MBA e MBI têm como objetivo as noções práticas da profissão. Esse ensino foca no processo de produção, de confecção, de controle e de robótica, além de Design Thinking e estratégias de reposicionamento no mercado.

  • Explorando Big Data

A ideia aqui é explorar o conceito de grandes bancos de dados. Em uma indústria é extremamente importante saber operar softwares para cruzar os dados e estatísticas destes bancos de dados.

  • Programação para IoT

A internet das coisas (IoT) só foi possível graças à integração entre máquinas, equipamentos e softwares, tudo em tempo real. Por isso é importante o aluno dominar a linguagem de programação destas ferramentas. 

  • Integração de Sistemas de Produção Inteligente

O conteúdo é voltado para lideranças e tem como principal objetivo a integração de sistemas de produção inteligentes, desenvolvendo habilidades em supervisão, aumentando a produtividade e competitividade das organizações.

  • Desenvolvimento de Aplicações em Realidade Virtual e Aumentada

É indicado para criações e aplicações de realidade virtual e também aumentada, utilizando softwares específicos.

Sites especializados em internet industrial e indústria 4.0

Algumas empresas e instituições já desenvolvem trabalhos que incluem a indústria 4.0 e a internet industrial em seu portfólio. Nestes sites é possível encontrar pesquisas sobre a evolução gradativa da internet industrial, entrevistas com especialistas, além de ideias e soluções feitas a partir desta nova tecnologia.

Uma associação especializada em internet industrial

Fundada em agosto de 2016, em Joinville (SC), a ABII (Associação Brasileira de Internet Industrial) nasceu com o objetivo de reunir empresas brasileiras e multinacionais para criar soluções tecnológicas capazes de inovar em setores como trânsito, saúde e educação, tão presentes em nossas vidas. Mais do que isso, a ABII tem o propósito de reinventar a maneira como as indústrias produzem, gerando economia e competitividade.  

A ABII acredita, por exemplo, que 50 bilhões de “coisas” estejam conectadas até 2020, envolvendo um mercado potencial de US$15 trilhões.

Grupos em redes sociais como Facebook e Linkedin

Outra maneira bem comum e fácil de você se informar e se preparar para a indústria 4.0 é por meio de grupos em redes sociais, como Facebook e Linkedin. Uma boa troca de conteúdo pode ser feita nestes espaços virtuais, tais como:

Um mundo de oportunidades está aberto

Quem sair na frente e procurar capacitação diante das rápidas mudanças e inovações propostas pela indústria 4.0 e pela internet das coisas, estará com o mercado cheio de boas oportunidades. Os gestores de manutenção são parte fundamental neste processo e, para isso, precisam estar em constante capacitação e atualização profissional. Bata na porta certa e não deixe a tecnologia ultrapassar você!

Solicite uma demonstração gratuita

Scroll Up