Como a Gestão de Facilities pode tornar sua empresa mais sustentável

Neste post, você verá:

Aproveitando a oportunidade, nós temos disponível em nosso blog, um ebook completo e gratuito com dicas de ouro para fazer bom uso de gerenciamento de facilities. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

Como a Gestão de Facilities pode tornar sua empresa mais sustentável

Agora, vamos ao conteúdo!

Como a Gestão de Facilities pode tornar sua empresa mais sustentável

A principal conclusão de um estudo feito no ano de 2015 pelas consultorias Opinion Box, Mundo do Marketing e Dia é que os consumidores já dão preferência a empresas reconhecidas por preservarem o meio ambiente. Essa valorização é impulsionada pelo desejo de viver melhor aliado às mudanças naturais agressivas que a humanidade tem presenciado nas últimas décadas.

Esse cenário traz para a área de Facilities uma grande responsabilidade: a adoção de uma abordagem sustentável na gestão das instalações, para geração de benefícios sociais, ambientais e econômicos à empresa e comunidade em geral.

  • No Brasil, cerca de 75% da matriz energética ainda é hídrica. Em períodos de estiagem, como aconteceu em 2013 e 2014 (o maior dos últimos anos), o cenário fica preocupante. Além disso, dados divulgados pelo Governo Federal apontam que, em média, 37% da água potável é perdida antes mesmo de chegar à torneira.
  • A poluição atmosférica será a causa de 250 mil mortes no Brasil nos próximos 15 anos. A concentração de material particulado no ar é proveniente de 90% dos veículos motorizados e vai levar um milhão de pessoas a se hospitalizarem, causando gastos públicos próximos a R$ 1,5 bilhão. Esses dados foram apresentados por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em um estudo feito para o Instituto Saúde e Cidadania.

Essas são algumas das inúmeras informações que circulam todos os dias mostrando a necessidade de se buscar formas mais sustentáveis de produção e geração de serviços por parte das empresas e do governo, além da mudança de comportamento das pessoas em geral. Você já conhece a relação entre sua empresa e ações sustentáveis, agora que tal entender como a área de facilidades se relaciona com sustentabilidade?

A Gestão de Facilities é responsável nas empresas pela centralização de todos os serviços de apoio à operação da companhia, desde a manutenção técnica, elétrica, hidráulica e civil até paisagismo, segurança, limpeza, mensageria, entre outros. Isso explica sua grande responsabilidade em direcionar ações na busca de melhorias voltadas a sustentabilidade, tais como redução de consumo de água e de energia elétrica, reuso de materiais e até emissão de gases na atmosfera. E como benefício extra das ações sustentáveis, ainda pode contar com geração de economia para a empresa.

Sob o prisma da sustentabilidade, a gestão de Facilidades, já considerada estratégica para a organização transferir a gestão e operação de seus ativos para um time especialista e focar exclusivamente em seu negócio, ganha ainda mais importância. Já existem. inclusive, empresas apostando no marketing verde e tornando a sustentabilidade lucrativa para os negócios.

Solicite uma demonstração gratuita

Scroll Up