CMMS: o que é e por que a sua empresa precisa de um

Neste post, você verá:

Agora, se você já sabe o que é CMMS, quais as suas aplicações e os benefícios que podem ser alcançados, mas ainda está na dúvida sobre qual é a melhor solução tecnológica para a sua empresa, nós separamos um ebook completo e gratuito que pode solucionar este problema. E você pode baixá-lo agora mesmo no link a seguir:

CMMS: o que é e por que a sua empresa precisa de um

Mas, se você ainda não conhece um CMMS, e quer aprender como esta ferramenta pode revolucionar o setor de manutenção da sua empresa, basta seguir a leitura. Bom trabalho!

CMMS: o que é e por que a sua empresa precisa de um

Obstáculos operacionais podem impedir o bom desempenho das empresas na manutenção de seus ativos. Às vezes, a estratégia corporativa e a realidade operacional estão desalinhadas, e o que a corporação planeja acontecer com frequência não é o que realmente acontece.

E embora as organizações tenham uma infinidade de informações sobre seus ativos, algumas ainda podem ter uma surpreendente falta de conhecimento nesta área.

De qualquer forma, máquinas e equipamentos precisam ser mantidos rotineiramente para continuar a funcionar corretamente e atender às necessidades dos negócios. E os CMMS (Computerized Maintenance Management System) ou software de manutenção estão aí para ajudar a acompanhar as tendências da manutenção de ativos e a encarar os desafios do setor.

A tecnologia CMMS é capaz ajustar todos os processos dentro da indústria resultando em melhores operações, planejamento, controle e desempenho. O CMMS é um software usado para agendar e registrar operações e atividades de manutenção preventiva, associadas ao equipamento da instalação.

Em outras palavras

O CMMS tem a capacidade de priorizar ordens de serviços e cronogramas para realizar a manutenção periódica ou planejada do equipamento. Após a conclusão de uma ordem de serviço, por exemplo, informações como a data em que o trabalho foi executado e as horas gastas, são carregadas no banco de dados para rastreamento. Assim, é possível ter um melhor detalhamento e planejamento das operações diárias.

Mas, o software de manutenção vai muito além das operações com equipamentos.

O sistema também fornece relatórios usados no gerenciamento dos recursos da organização para avaliar a eficácia das operações atuais e, assim, tomar decisões organizacionais.

No mundo da manutenção de ativos de hoje, o CMMS é uma ferramenta essencial para registrar os requisitos de trabalho e acompanhar os processos. Dessa forma, é possível analisar os dados para gerenciar da melhor forma o serviço, produzir relatórios e ainda controlar melhor os custos.

Confira como o CMMS propicia um melhor planejamento de manutenção de ativos:

  1. Integrando a área de manutenção com demais áreas da empresa

Ao integrar manutenção e compras, o CMMS facilita a organização do estoque de peças. Com Recursos Humanos (RH), a integração ajuda na alocação dos funcionários da área de acordo com sua jornada de trabalho e possíveis ausências, por exemplo.

  • Utilizando recursos visuais

Com opções como planta gráfica, é possível visualizar todos os equipamentos e ordens de manutenção pendentes ou andamento para cada um deles, de forma prática e visual, a partir da planta da empresa. A partir da aplicação do conceito de árvore lógica, toda máquina pode ser gerenciada a partir da sua localização na instalação predial.

  • Estando disponível para dispositivos móveis

A mobilidade é uma realidade também na manutenção de ativos. Smartphones ou tablets, aceleram o recebimento das solicitações de serviço, que podem ser registradas de qualquer lugar.

  • Automatizando o planejamento da manutenção de ativos

Com dados históricos de máquinas e equipamentos, calendário de manutenções e questionário de identificação do problema, por exemplo, planejar as manutenções fica muito mais fácil. Dessa forma, você se antecipa e reduz as manutenções corretivas, por exemplo.

  • Agilizando a abertura, controle e fechamento de ordens de serviço

Com abertura de ordens de serviço via dispositivo móvel, assim como o uso desse recurso pelos profissionais da área área registrar atividades, permite rastreabilidade e visão real das atividade de trabalho no time. Dessa forma, a programação e distribuição da carga de manutenção é facilitada e a alocação da mão de obra melhor direcionada.

  • Ajudando a gerir o ciclo de vida do ativo

Com o registro e controle de tudo que acontece com o ativo, fica mais fácil planejar suas manutenções preventivas, lubrificações, sua reforma ou até a sua substituição. Dessa forma, você já sabe das despesas essenciais para manter a integridade operacional dos ativos e evitar o acúmulo de manutenção no futuro.

O software de manutenção é projetado para fornecer aos usuários uma visão imediata do estado de suas necessidades com relatórios precisos. As soluções CMMS tornam o gerenciamento de manutenção mais fácil ao capacitar os gerentes com informações para que possam tomar as decisões mais informadas possíveis.

Ao contar com recursos como esses, sua empresa contará com benefícios como:

  • Mais produtividade do time de manutenção, controlando ociosidade e sobrecarga dos profissionais da área;
  • Planejamento ideal de aquisição de insumos e peças sobressalentes, eliminando desperdícios;
  • Redução drástica do custo das manutenções, trocando as corretivas por preventivas e preditivas;
  • Organização do momento da manutenção, onde todos os recursos necessários (técnicos e peças) estarão disponíveis;
  • Redução do tempo de inatividade das máquinas e profissionais;
  • Possibilidade de trabalhar com benchmarking na busca de indicadores de desempenho na manutenção respeitados nacional e mundialmente.
  • Aumento da vida útil das máquinas e equipamentos;
  • Controle e rastreabilidade de ordens de serviço.

Você já percebeu a importância de uma ferramenta como esta no setor de manutenção da sua empresa, não é mesmo? Então, o próximo passo, seria escolher a solução ideal.

Que tal então, escolher uma solução que está há mais de duas décadas no mercado, presente em toda a América Latina e com mais de 1800 clientes ativos? E o melhor, a demonstração é gratuita. Peça a sua!

CMMS: o que é e por que a sua empresa precisa de um