Checklist automatizado na manutenção de ativos

Neste post, você verá:

Aproveitando a oportunidade, nós selecionamos um eBook completo e gratuito sobre o que é a Indústria 4.0 e qual o seu impacto no setor de manutenção das empresas. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

Baixe o nosso e-book

Agora, vamos ao conteúdo!

Checklist automatizado na manutenção de ativos

Você já pensou em utilizar uma rotina de checklist para ampliar o controle da manutenção de ativos? Um dos fatores extremamente importantes em uma planta industrial refere-se à segurança de máquinas, equipamentos e ambientes. Hoje, já existem no mercado softwares para manutenção de ativos que simplificam este acompanhamento e tornam a rotina da equipe e do gestor de manutenção mais fácil e segura. Afinal, o maior pesadelo é que uma máquina pare de funcionar e comprometa toda a fabricação de algum produto ou serviço prestado.

Por isso, a execução precisa de organização e controle, além de mecanismos para facilitar o trabalho de mecânicos e de engenheiros. Agora imagina dispor de checklists de manutenção que orientam o trabalho do responsável pela atividade?

Como uma rotina de checklist ajuda na manutenção

Um checklist de manutenção pode controlar pequenas manutenções autônomas, como limpeza e configuração de equipamento, controle de insumos, tempo gasto e custo. Uma das principais aflições que um gestor de manutenção pode ter é uma máquina quebrar e prejudicar o faturamento da empresa, não é mesmo? Além disso, paradas não planejadas afetam o financeiro, a produtividade do ciclo produtivo, e podem ser por inúmeros detalhes, muitos até simples.

Existem processos, por exemplo, que demandam configuração da máquina antes de ligá-la. Exigem também a limpeza diária para não causar problemas em meio ao processo, como em madeireiras. Na maioria das vezes é necessário fazer a verificação recorrente de itens fundamentais como nível do óleo, correias, vibração, temperatura e itens que se excederem ou saírem do padrão.

Para que essa situação desagradável não aconteça, o software precisa ajudar no planejamento de todas as manutenções preditiva, preventiva, corretiva, de reforma, de inspeção e de lubrificação, por exemplo. Assim, permite à gestão se planejar com dados como a periodicidade dessas manutenções, as previsões de paradas, os insumos necessários e a dependência entre todas essas tarefas.  

Ao criar uma ordem de serviço (OS) no sistema, o ideal, é que um checklist de manutenção seja elaborado para apontar todas as etapas necessárias para execução, e as principais informações, tais como: datas e horas previstas, lista dos problemas de disponibilidade de insumos e do próprio equipamento.

Como usar o checklist

Os itens do checklist devem ser descritos de forma que possibilitem a verificação de cada etapa da manutenção. Isso inclui máquinas, equipamentos, itens de estoque e ferramentas, além de gerir a disponibilidade de mão de obra e terceiros. Imagine, então, fazer isso de forma automatizada – sem precisar ficar anotando tudo passo por passo. Com a opção de checklist automatizado, você pode trabalhar também com a criação de um checklist de manutenção a ser adicionado às tarefas a serem feitas, aos insumos a serem utilizados e às ações que a equipe de manutenção deve tomar. Veja na imagem abaixo:

fsfs

Em um checklist como o da imagem, você pode registrar todos os processos da manutenção destacando como corretiva, preditiva ou preventiva, por exemplo. Além do mais, você tem a opção de gerenciar itens de segurança, conforme a NR-12, que padroniza e regulariza a segurança do trabalho em máquinas e equipamentos. Esta opção de divisão da manutenção permite organizar a manutenção em tarefas e subtarefas, proporcionando um maior controle de insumos, mão de obra e custos. Além disso, se a tarefa permanece em aberto por vários dias, em caso de espera de peças, por exemplo, é possível saber em que ponto ela está e porque está parada. No aplicativo, inclusive, é possível verificar o gráfico de conclusão.

Um checklist de manutenção pode ser derivado por tarefa, de forma prática. Assim, indica todos os serviços que o técnico precisa executar ou que já foram executados. Ótimo, não é?

App na palma da mão

Agora, imagina fazer tudo isso utilizando um aplicativo?

A NG Informática dispõe de um app que transforma as etapas cadastradas em cada manutenção em checklist, para que possam ser gerenciadas no aplicativo. O que representa mais acuracidade e controle sobre as informações, além da realização da gestão em tempo real. O aplicativo trabalha de forma simples e organizada, permitindo:

  • Abertura fácil de ordens de serviço

Criar uma nova ordem de serviço, pelo app é simples, basta apertar o botão vermelho que aparece na tela.

  • Reporte rápido de trabalho executado, insumos e checklist

O aplicativo permite destacar as ordens de serviço por dia, dia e mês. Além de marcá-las como favorita para dar prioridade a elas.

  • Play/pause em uma manutenção

Com as opções de play e pause você pode monitorar, inclusive, o tempo de trabalho destinado a determinado serviço. Assim é muito mais fácil manter o controle.

A manutenção de ativos é uma etapa importante para a redução de custos, tanto com peças e equipamentos, como na definição de planos de lubrificação. Tarefas como essas dependem da tecnologia ideal que ofereça a opção de planejamento e torne tudo mais simples e efetivo.

Solicite uma demonstração gratuita

Scroll Up