5 funcionalidades essenciais em um software para manutenção

O setor de manutenção está se tornando um fator cada vez mais estratégico para as empresas, e ganhando cada vez mais importância na busca por resultados positivos. Desta forma, contar com uma solução tecnológica que possibilite o aumento da confiabilidade e da disponibilidade dos equipamentos no campo fabril, se tornou também uma tarefa fundamental para os gestores.

Neste artigo, você verá:

Aproveitando a oportunidade, nós selecionamos um eBook completo e gratuito sobre como escolher a melhor solução tecnológica para o setor de manutenção. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

Baixe o nosso e-book

Agora, vamos ao conteúdo!

A importância da escolha do software de manutenção ideal

Existem muitas opções disponíveis no mercado, na hora de escolher a solução tecnológica ideal para o setor de manutenção. O papel do gestor, então, é mapear as principais necessidades do campo fabril, e encontrar nestas soluções, funcionalidades que supram a demanda de responsabilidades de forma simples e prática.

O MNT, software para manutenção de ativos da NG Informática, é referência no assunto. Há mais de 20 anos no mercado, a solução está presente em mais de 1800 clientes mundo afora e possui inúmeros cases com gigantes brasileiras, como Krona Tubos e conexões, CMP Metalgráfica, Café Pelé, Urbano Alimentos e Móveis Rudnick.

Por este motivo, escolhemos 5 rotinas do MNT para demonstrar a importância destas funcionalidades na gestão das principais responsabilidades da equipe de manutenção, na busca pela obtenção de resultados positivos dentro e fora do setor.

5 funcionalidades essenciais em um software para manutenção de ativos

1. Interatividade

Agilidade e facilidade no gerenciamento das rotinas é o critério número 1 na hora de escolher o software ideal. O MNT, conta com a Árvore Lógica, que funciona basicamente como um painel interativo que permite a consulta de informações, mas também fornece o acesso rápido às principais rotinas da solução.

 2. Ampla visão gerencial

Ser informado sobre possíveis problemas de uma forma simples e proativa é fundamental para a equipe de manutenção. Por isso, é muito importante que a solução escolhida possua uma funcionalidade que permita o controle da situação dos equipamentos. A Planta Gráfica do MNT, por exemplo, permite uma ampla visão gerencial do campo fabril, e informa ao gestor, através de alertas visuais, quando o equipamento necessita de atenção.

 3. Programação das ordens de serviço

Como estamos falando de um software para a área de manutenção, obviamente, não poderia faltar nesta lista uma funcionalidade para a programação de ordens de serviço. Com o MNT, é possível organizar a carga de ordens geradas, definir insumos, check-list de atividades, tudo em uma única rotina.

 4. Gerencial de custos

A gestão do setor de manutenção vai muito além do chão de fábrica. O controle dos custos, por exemplo, é uma das rotinas essenciais para a conquista de bons resultados, e deve ser atendida com uma funcionalidade exclusiva. No MNT, a rotina Gerencial de Custos permite a consulta dos resultados de forma simples e objetiva, além da visualização dos valores divididos por equipamento, área ou filial, com o apoio da árvore lógica.

5. Painel de indicadores

Assim como em todas as demais áreas, todos os resultados na área de manutenção precisam ser medidos. O painel de indicadores do MNT, então, permite o acompanhamento dos principais indicadores, como MTTR, MTBF, disponibilidade, entre outros.

Confira outras funcionalidades do software para manutenção de ativos da NG Informática, o MNT, como a gerencial de mão de obra e as rotinas de lubrificação.

Sem falar, é claro, na mobilidade. Atualmente, é praticamente indispensável o acompanhamento das rotinas de manutenção através de um dispositivo móvel. Voltando ao exemplo do MNT, o software para manutenção de ativos da NG Informática, é possível utilizar o MntNG, solução mobile Android desenvolvida pela própria empresa, e realizar o gerenciamento das ordens de serviço de forma ágil e segura.

Confira algumas funcionalidades do MntNG:

  • Abertura fácil de ordens de serviço;
  • Reporte rápido de trabalho executado, insumos e checklist;
  • Apontamento de trabalho com play/pause;
  • Upload de imagens;
  • Sincronização automática com o ERP Protheus.

Entre muitos outros diferenciais, como funcionamento online e offline, disponibilidade para celulares e tablets Android, e a rapidez e facilidade na implantação. Assista ao vídeo abaixo:

Como solicitar uma demonstração gratuita do MNT

Agora que você já conhece as principais, entre todas as funcionalidades que podem contribuir para construir bons resultados no setor de manutenção, é hora de avaliar as melhores opções, de acordo com a estratégia da empresa e o orçamento disponível, para então escolher a solução ideal.

Para solicitar uma demonstração gratuita do MNT, basta clicar no link abaixo. 

Solicite uma demonstração gratuita

Scroll Up