11 exemplos provam que Internet das Coisas é capaz de mudar o mundo

 Neste post, você verá:

Aproveitando a oportunidade, nós selecionamos um eBook completo e gratuito sobre Indústria 4.0: o que é e qual o seu impacto na manutenção de ativos. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

Baixe o nosso e-book

Agora, vamos ao conteúdo!

11 exemplos provam que Internet das Coisas é capaz de mudar o mundo  

Você já ouviu falar de Internet das Coisas? Caso ainda não, uma coisa pode ter certeza: ela está ao seu lado e você ainda ouvirá falar muito dela! Esse termo vem do inglês Internet of Things – IoT para os íntimos – e descreve um cenário onde objetos estão conectados à internet e se comunicando.

Sim, o incrível mundo descrito no desenho Os Jetsons, já é realidade. Ela é aplicada ao conceito de Indústria 4.0 e ao movimento de Internet Industrial, que juntas estão transformando sua vida pessoal e profissional.

Quer conhecer mais sobre as aplicações práticas da IoT que já influenciam tanto o seu cotidiano como também são capazes de melhorar o mundo? Continue lendo esse post e conheça 11 exemplos reais!

Internet das Coisas: Tecnologia para vida

1- Pulseira Nike

A pulseira inteligente Nike+ FuelBand SE, ajuda os usuários a entenderem sua saúde. Ela é capaz de registrar os movimentos, que são armazenados em um aplicativo de celular. Os dados coletados são analisados e com isso são geradas diversas avaliações sobre o desempenho das atividades físicas praticadas. Quem a usa também recebe dicas personalizadas de exercícios com o objetivo de aumentar seu rendimento.

2- Saúde conectada

A FitBit vai além de um pulseira. Eles são especializados em dispositivos que monitoram as atividades físicas, como relógios inteligentes e também balanças. As medições levantam batimentos cardíacos, distância percorrida e quantidade de passos. Essas informações são sincronizadas com o smartphone, sendo compartilhados nas redes sociais.

3- Sono tranquilo

Se você tem uma qualidade ruim de sono essa vai te interessar. A NeuroOn é uma máscara que mede movimento dos olhos, ondas cerebrais e tensão muscular,  dentre outros. Os dados são capazes de garantir mais qualidade no descanso pois ajuda a entender a melhor forma de acordar e o tempo ideal de sono, por exemplo.

4- Capacete do futuro

Um capacete inteligente e conectado. Vendido pela Skully Hemelts, ele é equipado com uma tela que projeta na parte interior do visor imagens da câmera instalada na parte de trás do equipamento. Integrado via bluetooth com o celular, ele ainda mostra orientações do GPS, permite enviar mensagens de texto, fazer e receber ligações telefônicas e controlar o tocador de músicas. Tudo isso sem utilizar as mãos.

5- Casa online

Os dispositivos criados pela Nest são um dos exemplos mais clássicos. São aqueles que realmente fazem se sentir no futuro. O produtos mais famosos são termostatos que se integram ao smartphone. O termostato faz mais do que apenas ajustar a temperatura do local automaticamente, ele também aprende a rotina dos moradores e faz adequações. Já os detectores de fumaça, literalmente fazem escândalo (luzes coloridas, mensagens de voz e notificações no smartphone), alertando o usuário que algo está errado.

6- Lâmpadas inteligentes

A Philips Lighting é uma divisão especializada na criação de lâmpadas LED inteligentes. A linha é chamada de Hue e são configuradas pelo celular, mudando a intensidade e as cores da iluminação. O objetivo: deixar o ambiente mais confortável, alegre ou intimista, de acordo com cada situação.

7- Carros elétricos e autônomos

Se você gosta do universo automotivo, com certeza já ouviu falar da Tesla Motors. Os veículos da companhia, carros elétricos de alta performance, também se conectam à internet para receber atualizações de software e contam com diversos sensores, que fornecem um check-up completo do veículo e dados de geolocalização. Eles também já estão preparados para dirigirem sozinhos! Uma central é capaz de dizer ao carro, em tempo real, se as ruas que estão congestionadas. O sistema então é capaz de escolher a rota mais adequada.

8- Toalhas furtadas

Alguns hotéis estão instalando etiquetas RFID em suas toalhas. O sistema, idealizado pela Linen Technology Tracking, tem como objetivo diminuir seu furto, rastreando as toalhas e evitando que os hóspedes as levem. A solução já rendeu uma economia de US$ 15 mil em apenas um hotel! Antes da adoção do projeto 4 mil toalhas eram levadas sem permissão por mês. Após o início  o número caiu para 750. É a Internet das Coisas gerando economia.

A Internet Industrial e a Indústria 4.0 são movidas pela Internet das Coisas

9- Tecnologia no trabalho

As mudanças rápidas nas tecnologias de informação e comunicação quebraram as fronteiras entre a realidade virtual e o mundo real. A ideia por trás da Indústria 4.0 é criar uma rede social onde as máquinas podem se comunicar entre si, possibilitada pela Internet das Coisas.

Tudo isso ajuda as indústrias a integrar o mundo real ao virtual, para que máquinas coletem dados em tempo real para fomentar a tomada de decisão com base neles.

10- Manutenção de ativos

Na manutenção de ativos, por exemplo, a Internet Industrial tem um impacto direto em soluções que facilitam o gerenciamento nos sistemas de produção, resultando em maior capacidade de operação e planejamento. Outro fator importante que vai impactar o seu dia a dia no trabalho é a possibilidade de detectar, com antecedência, problemas em equipamentos, além de análises preditivas mais eficientes.

11- Sensores

Os sensores instalados em uma linha de produção de uma indústria geram diariamente um grande volume de dados. Ao analisar essas informações, é possível detectar uma falha no comportamento de uma esteira no parque de máquinas, por exemplo.

Antes que tal peça quebre e interrompa a produção, basta agendar a sua troca preventiva, em um momento que gere menos impactos na produção. Essa antecipação traz redução de custo e aumento da disponibilidade de máquinas e equipamentos

Percebeu como a Internet das Coisas já modifica e facilita a sua vida? Então fique por dentro de todas as inovações da tecnologia, continue lendo o nosso blog!

Solicite uma demonstração gratuita

Scroll Up