Gestão Ambiental para todos os segmentos

A adoção de ações de sustentabilidade é uma realidade irreversível que exerce influência nas organizações desde o seu relacionamento com clientes e fornecedores até o tratamento de suas obrigações perante a sociedade e a legislação.

A sustentabilidade como garantia de qualidade de vida em equilíbrio com o meio ambiente, deve ser promovida como abordagem de negócios que agregam valor à empresa, aos seus produtos e à marca, orientando sua missão e valores para uma tendência que já faz parte do cotidiano corporativo e que reflete diretamente no posicionamento de mercado.

Com a crescente demanda por soluções voltadas para a sustentabilidade, a NG desenvolveu uma solução para a Gestão Ambiental, que auxilia seus clientes a conciliar produção e faturamento com sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

  • Requisitos Legais e Outros  
  • Requisitos Legais e Outros

    Os requisitos legais e outros requisitos, como licenças e autorizações ambientais são cadastradas e gerenciadas no SGA por meio da data de vigência ou vencimento. O trecho da norma inerente ao processo pode ser selecionado e registrado em um campo específico para descrição possibilitando sua consulta no banco de conhecimento do sistema sempre que necessário. Nele são armazenadas as demandas o que facilita o rápido acesso ao documento para leitura.

    Assim o SGA atua como uma ferramenta facilitadora na gestão de documentos externos aplicados legalmente ao processo. O sistema gerencia a vigência das licenças ambientais, programando a renovação destes documentos e alertando os responsáveis para o seu controle.

    Fechar
  • Política Ambiental  
  • Política Ambiental

    A efetiva implantação da solução para a Gestão Ambiental começa com o estabelecimento da Política Ambiental. Este compromisso deve ser adotado por todas as áreas da empresa, pois relaciona o comprometimento da empresa com o Meio Ambiente, a Saúde e a Segurança Ocupacional, a Qualidade e com a Responsabilidade Social, tendo como objetivo principal garantir qualidade socioambiental às futuras gerações.

    O SGA auxilia a organização na busca pela melhoria contínua e atendimento aos compromissos, mantendo o histórico de evolução da Política Ambiental após a análise crítica dos resultados.

    Fechar
  • Objetivos e Metas  
  • Objetivos e Metas

    No SGA são gerenciadas as ações para o atendimento aos objetivos socioambientais instituídos com a Política Ambiental. O atendimento a estes objetivos proporciona à organização o pleno exercício do compromisso socioeconômico ambiental e ocupacional, garantindo a melhoria contínua dos processos de gestão. Os objetivos e todas as ações necessárias para o atendimento das metas a serem realizadas para o controle ambiental poderão ser criadas, analisadas, relacionadas aos responsáveis e priorizadas por meio da ferramenta.

    Fechar
  • Aspecto e Impacto Ambiental  
  • Aspecto e Impacto Ambiental

    O SGA possibilita às empresas um desempenho ambiental correto, gerenciando os impactos de suas atividades, produtos e serviços no meio ambiente, focado em sustentabilidade e com total atendimento à norma ISO-14000.

    Este é um dos principais processos do SGA, pois integra e gerencia as informações pertinentes a caracterização de aspectos e a avaliação de impactos ambientais. Por meio da estrutura organizacional pode-se identificar os aspectos e impactos para a avaliação do desempenho ambiental, tendo disponíveis para consultas os requisitos legais entre outros relacionados.

    Definidos os critérios de avaliação e as fórmulas, o sistema calcula a significância dos impactos ambientais. Durante a avaliação dos impactos ambientais o SGA possibilita a abertura de Planos de Ação e Planos Emergenciais para fazer o controle dos impactos significativos pontualmente. Estes planos podem estar em execução por outra atividade ou ainda serem abertos mediante resultado da avaliação.

    Fechar
  • Gerenciamento de Resíduos  
  • Gerenciamento de Resíduos

    Os resíduos são gerenciados no SGA, desde a geração até o tratamento final. O saldo de resíduos no armazém é atualizado conforme a ocorrência de geração e tratamento, após sua definição de acordo com a NBR 10.004. Com isso, é possível mapear os resíduos gerados em todo o processo e visualizar o inventário Nacional de Resíduos atualizado.

    A ocorrência de geração é registrada pontualmente no processo, bem como o tratamento e destino a ser aplicado. Os critérios de controle podem ser estipulados para auxiliar na conformidade da gestão dos resíduos e estes serão constantemente monitorados.

    O SGA também gerencia a qualificação de fornecedores, alertando sobre a existência ou vencimento de licenças antes da transferência de resíduos. O sistema possibilita ainda o controle do MTR, mediante o uso de formulário próprio, que permite conhecer e controlar a forma de destinação dada pelo gerador, transportador e receptor de resíduos.

    Fechar
  • Monitoramento e Medição  
  • Monitoramento e Medição

    Com o SGA é possível monitorar e gerenciar todas as fontes geradoras de ruídos, vibrações, efluentes gasosos, efluentes líquidos, resíduos sólidos, poços de monitoramento, entre outras fontes que possuam parâmetros de emissão, determinados pela legislação ou em procedimentos internos. Ao iniciar o monitoramento é indispensável a indicação do ponto de monitoramento, relacionando a ele os aspectos e impactos ambientais identificados.

    Associados ao monitoramento estão os parâmetros de controle com seus limites mínimos e máximos bem como a frequência do monitoramento, que seguem as exigências relacionadas aos requisitos legais pertinentes. Com isso, o usuário poderá gerar no sistema relatórios e gráficos que diagnosticam os efluentes gerados.

    Fechar
  • Planos Emergenciais  
  • Planos Emergenciais

    O SGA gerencia a conformidade dos planos emergenciais, programando simulados de emergência. Com os resultados dos simulados a direção define se há necessidade de revisão do procedimento. As emergências ambientais são pontualmente evidenciadas possibilitando a abertura de ações preventivas, corretivas, preditivas e inovadoras. O plano de atendimento a emergências ambientais é cadastrado pelo elaborador com a aprovação do responsável da área. Na estrutura organizacional é indicado o local ou processo de aplicação do Plano Emergencial. As ações envolvidas neste plano são relacionadas e os participantes são envolvidos cada um no âmbito de sua competência, sendo possível ainda relacionar e definir os contatos externos a serem acionados nas emergências ou simulações.

    Fechar
  • Planos de Ação  
  • Planos de Ação

    A qualidade dos processos, quando associada a eficácia dos planos de ação e ao aprendizado, evita a reincidência de problemas. O Plano de Ação é o planejamento e gestão das ações corretivas, preventivas ou inovadoras para eliminar as causas das não-conformidades.
    As ações são gerenciadas pela metodologia 5W2H (O quê? Por quê? Quando? Onde? Por quem? Como? A que custo?), que verifica a eficácia das ações proporcionando aprendizado, melhoria contínua e excelentes níveis de desempenho.

    Fechar
  • Pendências e Eventos  
  • Pendências e Eventos

    Por meio de workflows e do quadro de pendências e eventos o SGA garante a gestão da comunicação e a integração da gestão de documentos em todos os níveis do processo. O SGA automatiza o processo de envio de pendências para execução ou reavaliação pelo responsável bem como os seguintes eventos gerados: necessidade de leitura de documentos, de treinamentos, de reavaliação de aspecto e impacto, vencimento de requisitos legais e realização de planos de ação. Além disso, indicadores de desempenho podem ser visualizados ao acessar o sistema.

    Fechar

Indicadores Gerenciais

O SGA contém, dentre outras, uma poderosa ferramenta gerencial: O gerenciador de indicadores. Trata-se de uma suíte extremamente versátil e amigável, que permite a apresentação da mais variada gama de indicadores gerenciais.

Através desta facilidade, além de utilizar os indicadores padrões fornecidos pelo SGA, o usuário poderá criar os seus próprios referenciais. Os indicadores podem ser definidos com riqueza de detalhes sobre a sua composição, bem como com valores referenciais de avaliação.


Integração com ERP

Controle de Documentos: permite gerenciar todos os documentos definidos pela organização, entre eles os procedimentos, as instruções e formulários bem como o controle das normas e legislações ambientais, inerentes ao processo.

Treinamentos: gerencia o processo de capitação e aprendizado dos colaboradores, permitindo o planejamento, monitoramento e avaliações de treinamentos.

Manutenção de Ativos: auxilia o SGA a gerenciar os aspectos e impactos, bem como a eliminação ou minimização da geração de resíduos por meio do planejamento e controle das manutenções.

Não-conformidades: na integração com o SGA, os Planos de Ação são gerenciados até a eliminação do problema e total controle ambiental sobre a situação.

Auditoria: garante o total atendimento aos requisitos pré-definidos em normas para a certificação em sistemas de gestão, gerenciando as não-conformidades do processo definidos em procedimentos internos, em requisitos legais e contratuais.

Medicina e Segurança: por meio da integração do PPRA com o PCMSO, a solução fornece informações essenciais para um melhor controle da saúde e integridade física dos colaboradores, relacionando as medidas preventivas em função da exposição a perigos e riscos.

Estoque: disponibiliza informações detalhadas sobre os saldos nos diversos armazéns de estocagem. Esta solução garante a movimentação de resíduos desde a geração até o tratamento final.

Compras: gerencia a aquisição de materiais e serviços, controlando quantidades, custos, preços, fornecedores e condições de entrega.



Ficou interessado?

Peça uma Demonstração!

Dentro de 24 horas (horário comercial) um dos nossos profissionais entrará em contato para atendê-lo!

Enviando mensagem ...

MENSAGEM ENVIADA!

Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Estaremos respondendo o mais breve possível.
A NG Informática agradece!


redirecionando ...

Localização

Av. Santos Dumont, nº 935
Bairro Santo Antônio
Joinville - SC
CEP 89218-105
Fone (47) 3433-9282